Sistema OCB destaca empenho das cooperativas durante audiência sobre o CAR

Brasília (20/3) – Nesta sexta-feira (20/3), a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado realizou uma audiência pública para avaliar a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), os entraves na sua execução, metas a serem atingidas e reflexos na regularização fundiária no meio rural. O encerramento do cadastro está previsto para o dia 5 de maio de 2015.

Representando o movimento cooperativista, o analista da Gerência Técnica e Econômica do Sistema OCB, Marco Olívio Morato, destacou as experiências de cooperativas agropecuárias no cadastramento e, também os desafios a serem superados para o pleno atendimento à nova legislação florestal.

“O principal fator para o sucesso do CAR está no maior entendimento sobre o novo Código Florestal por parte dos produtores rurais e demais atores envolvidos. Para que possamos atingir a meta do Cadastro Ambiental Rural para 5,5 milhões de propriedades, é fundamental que exista uma relação de confiança entre os órgãos ambientais e o produtor”.

Morato também enfatizou o papel do Sistema OCB como indutor de parcerias com o poder público para universalizar o conhecimento sobre o tema, e assim aumentar a segurança do cooperado na tomada de decisão em relação ao CAR. “Em 2014, realizamos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) um total de nove oficinas para nossas cooperativas sobre o cadastramento. Como resultado, conseguimos capacitar 341 técnicos sobre o que é necessário para atender a nova legislação.

Também participaram da reunião representantes do Serviço Florestal Brasileiro (SFB); da Confederação Nacional da Agricultura (CNA); do Instituto Nacional da Reforma Agrária (INCRA); do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O requerimento da audiência foi apresentado pelo senador Acir Gurgacz (MT), integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).

Fonte: OCB