Cadeia Produtiva

Seringueiros aproveitam alta nas vendas de veículos no Brasil

Com o aquecimento da economia mundial, a borracha está valorizada. O preço da matéria-prima nunca esteve tão alto no Brasil, aumentou 60% em apenas um ano.

O aquecimento das vendas de veículos no Brasil está se refletindo com força no mercado de trabalho. No interior de São Paulo, milhares de vagas se abriram para profissionais de um ofício muito antigo e artesanal.

Ainda é madrugada e no meio das árvores, pequenas luzes brilham. Os seringueiros já estão de pé: “Cedo porque a produção é melhor, pinga mais. Com o sol quente, ela pinga pouco”, conta uma seringueira.

Quando amanhece, eles já terminaram uma boa parte do trabalho: “Tem que ser bastante esperto. Não pode parar não. Se parar não rende nada”, diz outro seringueiro.

Depois da sangria, o látex escorre das seringueiras e forma uma massa branca, a borracha. Ela é beneficiada e vendida principalmente para as indústrias de pneus.

Com o aquecimento da economia mundial, o produto está valorizado. O preço da matéria prima nunca esteve tão alto no Brasil, aumentou 60% em apenas um ano.

É de gota em gota que os trabalhadores vêem a renda aumentar. Nunca os seringueiros receberam tanto pelo trabalho. É que o preço da borracha vem batendo recorde no mercado internacional.

No campo, quanto maior o número de árvores para cuidar, maior o rendimento, que pode chegar a R$ 2,5 mil por mês. É o dobro do salário pago no mesmo período do ano passado.

Serviço para toda a família: “Primeiro comecei eu e minha esposa. Depois, os filhos vieram seguindo também, aprenderam. Somos todos seringueiros”, conta o seringueiro Divino de Oliveira.

“São 30 milhões de novos pés plantados em São Paulo, o que equivale, aproximadamente, a 12 mil novos sangradores”, explica o engenheiro agrônomo Nilson Cardoso Troleis.

A maioria das fazendas oferece moradia de graça e os trabalhadores ficam com 30% da produção. Dinheiro que ajuda Camila a prosseguir nos estudos: “Medicina, se eu conseguir”, conta. E faz Seu Divino sonhar com o carro novo.

 

Fonte: http://www.seringueira.com/br/