Pecuária

Seminário de Bovinocultura de Leite e Clube da Bezerra marcam aniversário de São Valentim

21/02/2017

O 8º Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite e 8º Clube da Bezerra de São Valentim, realizados na sexta-feira (17/02) no Parque de Máquinas, visando aumentar a produção e a qualidade leiteira, também integraram a programação festiva dos 58 anos do município. O agrônomo e assistente técnico regional em Sistemas de Produção da Emater/RS-Ascar de Erechim, Vilmar Fruscalso, palestrou sobre Diferentes sistemas de produção de leite, com destaque para escolha do sistema produtivo. Entre as principais recomendações de manejo, indicou o gerenciamento, busca de informação, as vantagens do sistema do confinamento (Vs Pastejo), além de cuidados com o manejo e as instalações, destacando o sistema Free-Stall, que proporciona bem-estar animal e para o produtor na hora da ordenha.

O médico veterinário Marcelo Rodolfo Emmert, da Presence Nutrição Animal, falou da criação da bezerra. Ele aconselhou o acompanhamento do animal desde o nascimento, com alimentação correta, entre vários outros cuidados, para obter uma vaca com mais produção e qualidade do leite.

A programação prosseguiu à tarde, com o julgamento das bezerras das propriedades rurais divididas pelas raças Holandesa e Jersey e idade, visando à aptidão do animal para a atividade leiteira. O evento também foi acompanhado por técnicos da Emater/RS-Ascar e produtores ligados à atividade leiteira de Erval Grande, Itatiba do Sul e Faxinalzinho.

Abertura – O evento contou com a presença do prefeito Cleomar João Scandolara, do vice-prefeito Clacir Rigo, do presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Remus, do secretário da Agricultura, Edegar Regoso, do representante da Associação Comercial, Cezar Cimadon, e do presidente do Sutraf, Luiz Carlinhos Gomes Samuel. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura de São Valentim, com apoio de diversas empresas.

Resultado do concurso
Raça Holandesa (4 a 7 meses)
1º lugar – Animal 50 – produtor João Vazocha
2º – Animal Pintaza ? produtor lugar Givanildo Spegiorin
3º – Animal 161 – produtor Altair Scatolin
Holandesa (7 a 10 meses)
1º lugar ? Animal 233 – produtor Jocieli Paula Cagol
2º lugar ? Animal Mimosa – produtor Vanderlei Lazzari
3º lugar Anima Acerola – produtor Volmir Capelli

Categoria Jersey (4 a 7 meses)
1º lugar ? Animal Belesinha ? produtor Givanildo Spegiorin
2º lugar – Animal Seca ? produtor Marcio Betlinski
3º lugar ? Anima 69 – produtor João Vazocha

Categoria Jersey (7 a 10 meses)
1º lugar Animal 4380 ? produtor José Bitencourt
2º lugar ? animal Barosa – produtor Marcio Betlinski
3º lugar – Animal ? Stanza ? produtor Adelir Foratti

Fonte: Emater – RS