Notícias

Semana do Campo Limpo da Coocam consegue encaminhar quase que totalidade do recolhimento para reciclagem

29/08/2014

Foram recolhidas 43 mil unidades de embalagens, tampas e caixas de papelão

Campos Novos – A Semana do Campo Limpo da Coocam, que teve início no Dia Nacional do Campo Limpo, 18 de agosto, e seguiu até o dia 22, sexta-feira, passando por todas as unidades da Coocam, nos municípios de Curitibanos, Lebon Régis, Barracão e Campos Novos recolheu algo em torno de 43 mil unidades entre embalagens rígidas, tampas, embalagens plásticas e caixas de papelão.

Os números, além de serem significativos e apontarem um aumento na arrecadação, de acordo com a realizada no ano passado, ainda trazem com eles mais um notícia boa: 92,5% das unidades recolhidas estão em condições favoráveis à reciclagem dos materiais.

Isso demonstra que, além do produtor rural estar comprometido com a devolução das embalagens e vasilhames, ele ainda está utilizando as orientações recebidas sobre a lavagem das embalagens e o acondicionamento delas na propriedade. “Ao longo dos quatro anos de projeto, além de receber as embalagens, ainda estamos passando orientações aos produtores no sentido de mostrar a eles o que é correto, e como o acondicionamento, lavagem e devolução das embalagens precisam ser feitas. Com a arrecadação deste ano percebemos que estamos no caminho certo, ou seja, que essas instruções estão sendo colocadas em prática, e isso nos deixa muito satisfeitos.”, explicou a engenheira agrônoma da Coocam, Cristina Bilck, responsável pelo projeto.

Apenas 3 mil embalagens entregues não poderão ser reutilizadas e seguem para a incineração. São as embalagens plásticas flexíveis. “Essas embalagens serão destinadas a incineração por estarem contaminadas pelos produtos, por isso elas não servem para a reciclagem.”, ressaltou.

Além do recolhimento das embalagens, a Coocam contou ainda com a visitação de alunos da rede municipal de ensino dos municípios de Celso Ramos, Lebon Régis, Fraiburgo e Barracão, e ainda do Centro Educacional Potencial, de Campos Novos, que puderem conhecer como funciona o processo de entrega das embalagens e receber informações sobre a importância da preservação ambiental. “Foram 280 crianças que passaram pelas unidades e puderam conhecer de perto uma parte do projeto que a Coocam desenvolve com os agricultores. Ficamos contentes com esse entrosamento Cooperativa X Escola porque acreditamos que a conscientização pode acontecer juntamente com a formação da personalidade”, disse Cristina.

Com esse resultado, o projeto Semana do Campo Limpo passa por outro momento, que não é mais fixar a necessidade de conscientização do produtor, que isso ele já tem. Mas sim, de treiná-lo para que as embalagens sejam separadas de forma que 100% vá para a reciclagem. Todas as embalagens arrecadas foram encaminhadas a Central de Recebimento de Campos Novos, a Ararcam.

De acordo com João Carlos Di Domênico,  o projeto já é sucesso na Cooperativa que comemora os números e resultados a cada nova edição. “Percebemos que o projeto avançou e com ele a consciência ambiental dos produtores rurais ligados a Coocam também. Estamos passa a passo chegando em nossos objetivos que são os de implantação de ações de sustentabilidade e preservação no campo”, finalizou.

Vale lembrar que a entrega de embalagens de agrotóxicos vazias por parte do produtor acontece não apenas durante o recolhimento itinerante, mas em todas as épocas do ano, principalmente nos períodos pós safra. “Todas as unidades da Coocam têm Centrais de Recebimento em suas proximidades e os produtores podem fazer essa entrega em todas as épocas do ano diretamente nos locais de recebimento. Informações podem ser obtidas com o Departamento Técnico de cada unidade”, disse Cristina.

Brasil

O Brasil é o primeiro país no ranking da arrecadação de embalagens de agrotóxicos vazias. 94% das embalagens utilizadas na produção agrícola têm destinação correta.

Até o momento foram destinadas corretamente mais de 308 toneladas de embalagens em todo o Brasil. Acompanhe o embalômetro no site do Inpev –  www.inpev.org.br.

Fonte: Coocam