Notícias

Semana do Campo Limpo Coocam dá a largada para o recebimento das embalagens de agrotóxicos vazias

19/08/2014

Semana do Campo Limpo segue até a sexta-feira, dia 22, com recolhimento em todas as unidades da Coocam

O sol ainda não tinha nem saído nesta terça-feira, dia 19, e os produtores rurais de Barracão já chegavam à filial da Coocam no município para fazer a entrega das suas embalagens de agrotóxicos vazias da arrecadação itinerante da Semana do Campo Limpo promovida pela Cooperativa.

Esta é a primeira ação de recolhimento, de uma semana inteira destinada a tirar do campo as embalagens utilizadas pelos produtores rurais associados ou parceiros da Coocam, no ano agronômico.

Delonei Prigol Mendes, produtor de soja de Barracão foi o primeiro a chegar. Ela trazia consigo 141 embalagens, devidamente lavadas e acondicionadas para a destinação, que será feita na Ararcam, em Campos Novos. Delonei entende a necessidade do fazer correto no que diz respeito a separação das embalagens e ressalta que a ação da  Coocam colabora e muito com o produtor. “Acho essa atitude do recolhimento itinerante fantástica. Ela possibilita que o produtor proceda de maneira correta com um produto que antes não tinha destino na propriedade, e mais, que acabava gerando um transtorno ao produtor.”, explicou.

O produtor Dirceu José Carniel também trouxe as embalagens para a sede da Coocam no município. Com 838 unidades entre embalagens e tampas o produtor retirou da propriedade todo o acumulo de embalagens de agrotóxicos da última safra e por isso recebeu o recibo que comprova a entrega das mãos da engenheira agrônoma da Coocam, responsável pelo projeto, Ilsa Cristina Bilck. “O recibo precisa ser guardado por um ano na propriedade e apresentado em caso de fiscalização por parte de algum órgão ambiental”, explicou Cristina.

Segundo o gerente da filial da Coocam em Barracão, o engenheiro agrônomo, Gustavo Drum, os produtores rurais já tem a consciência da necessidade do cumprimento da legislação. “Por isso, eles esperam por essa ação que acontece anualmente na cooperativa e até já nos cobram que ela seja feita mais que uma vez ao ano, para que a entrega se torne ainda mais frequente”, ressaltou Gustavo.

Dessa forma, a engenheira agrônoma responsável pela Semana do Campo Limpo da Coocam, Cristina afirma que a cada ano a cooperativa tem intensificado suas  atividades no sentido de conscientizar o produtor rural e ainda de prestar serviço a comunidade no sentido de criar essa consciência cada vez mais cedo aos moradores das áreas rurais. “Além de trabalhar junto ao produtor, a Coocam tem feito seu papel junto às escolas, no sentido de despertar a consciência das crianças e adolescentes para essa atitude sustentável. Com esse trabalho, acreditamos que as futuras gerações já terão incutidas nas ações cotidianas a necessidade dessas práticas em prol da preservação do meio ambiente”, afirmou.

Em Barracão, parte das crianças participantes do Projeto Escola no Campo, alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alípio dos Santos visitaram a filial para acompanhar o trabalho de destinação de embalagens. Elas além de receberem orientações sobre o processo ainda ganharam um kit de material elaborado pela Coocam, explicativo das ações feitas anualmente pelo Inpev e pela cooperativa.

As atividades da Semana do Campo Limpo seguem por toda semana. Na quarta-feira, dia 20, acontecem na filial de Curitibanos, na quinta-feira, dia 21, na filial em Lebon Régis, e na sexta-feira, dia 22, na Ararcam  em Campos Novos, com o recolhimento dos produtores rurais de Campos Novos e região.

Abertura da Semana do Campo Limpo da Coocam aconteceu no Dia do Campo Limpo na Ararcam, em Campos Novos

 

Na segunda-feira, dia 18, Dia Nacional do Campo Limpo a Coocam participou da ação de educação ambiental promovida pela Central de Recolhimento de Embalagens de Campos Novos – Ararcam. Assim, foi aberta a Semana do Campo Limpo da Coocam, que acontece até o dia 22.

Participaram da ação os alunos da rede municipal de ensino de Campos Novos, do Centro Educacional Potencial e da rede municipal de ensino do município de Celso Ramos. Lá além de receberem materiais  educativos, as crianças ainda puderam conhecer o sistema de destinação das embalagens de agrotóxicos vazias.

De acordo com o presidente da Coocam, João Carlos Di Domêncio, é importante que as crianças desde cedo tenham contato com a legislação e também conheçam as boas práticas que permeiam o ambiente rural. “Hoje, as propriedades rurais e assim também os produtores, já se encontram dentro de um ciclo de preservação ambiental muitas vezes maior até que as cidades. É raro ver lixo jogado nas propriedades, e cada vez mais os produtores estão preocupados com as práticas sustentáveis”, lembrou João Carlos na solenidade de abertura do evento.

A solenidade contou ainda com autoridades locais, representantes de cooperativas e representantes da Central de Recebimento.

Fonte: Coocam