Custo de Produção

Semana deve ser de estabilidade para o mercado internacional

Publicado em 18/05/2015

Semana deve ser de estabilidade para o mercado internacional. Poucas novidades são esperadas e comportamento técnico ainda direciona as cotações em NY. No mercado interno, cenário continua sendo de poucos negócios e produtores focados nos trabalhos de colheita. Resultados começam a refletir os problemas com o clima.

 

Os preços da soja em grão estão em queda no mercado nacional. Segundo pesquisadores do Cepea, chuvas e filas de navios têm limitado grandes movimentações no porto de Paranaguá (PR), o que, consequentemente, tem elevado a oferta de soja no mercado spot regional e pressionado as cotações da oleaginosa. Além disso, estimativas indicando produção e estoque mundiais recordes na temporada 2015/16 também influenciam as baixas internas.

Enquanto alguns agricultores consultados pelo Cepea têm necessidade imediata em comercializar o grão para pagamento de dívidas, compradores estão retraídos, à espera de quedas nos preços. Entre 8 e 15 de maio, na média das regiões acompanhadas pelo Cepea, o recuo no preço da soja foi de 2,3% no mercado de balcão (pago ao produtor) e de 2,4% no de lotes (negociações entre empresas).

Fonte: Cepea