Sem desperdício, usina investe em tratamento e reutilização da água

O Dia Mundial da Água (22 de março) busca chamar à atenção das pessoas para se evitar o desperdício do maior bem da humanidade: a água potável. As notícias são preocupantes, a escassez de água potável no mundo é iminente, mesmo num país com recursos hídricos abundantes como o Brasil. O desperdício e a contaminação dos rios e fontes de captação comprometem o fornecimento a população.
A Della Coletta Bioenergia (DC Bio) ao longo dos anos vem adotando medidas para se evitar o desperdício da água e instalando mecanismo que permitem o reaproveitamento máximo da água em suas instalações industriais.
Tanto na fábrica de açúcar quanto na produção do etanol, a água utilizada segue por tubulações até tanques que realizam o processo de resfriamento. Em seguida, por outro sistema de tubulação, a mesma água volta para ser reutilizada novamente no processo industrial. Por hora, a DC Bio utiliza em todo seu processo industrial média 7 mil metros cúbicos de água.
Em outros locais como na lavagem da cana, a água é utilizada em média durante quatro dias. Depois desse período ela precisa ser trocada. A água que já não serve mais para lavar a cana é utilizada na lavoura no processo de irrigação junto com a vinhaça.

De volta para a natureza

Além de buscar reduzir ao máximo o desperdício da água, a empresa também se preocupa em devolver para a natureza a água tratada, garantindo assim a qualidade dos nossos rios. Antes de voltar para os rios, toda água utilizada na lavagem de peças na oficina, por exemplo, passa por uma caixa separadora que elimina todo o óleo da água.
A empresa possui também duas modernas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), instalada em sua área industrial, recebe todo o esgoto e realiza a purificação dessa água. A qualidade da água ao sair dos tanques das estações é comprovada por testes químicos feitos periodicamente. Dessa maneira, a DC Bio faz sua parte para que a água no planeta não acabe e que chegue até as pessoas sempre com qualidade proporcionando vida para todos.

 

Fonte: http://www.coletta.com.br/dinamica/mostra_tela.php?id=649