Pecuária

Secretaria Municipal e Emater/RS-Ascar em palestra sobre bovinocultura

14/08/13
Na tarde da última segunda-feira (12/08), a Secretaria Municipal da Agricultura, com o apoio da Emater/RS-Ascar, realizou na Câmara de Vereadores de Rondinha um evento direcionado aos produtores de leite do município. Cerca de 80 agricultores participaram da palestra sobre bovinocultura de leite com explanação do médico veterinário e professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Carlos Bondan.

O tema abordado foi manejo do gado leiteiro, com enfoque na relação da composição do leite com a nutrição animal. Bondan destacou a importância da interpretação da análise do leite para monitorar o metabolismo animal. Assim, os resultados das análises feitas mensalmente podem ser utilizados pelos agricultores como parâmetros que sinalizam anormalidades nutricionais e do manejo dos animais. Em seguida, o professor mestre em administração da UPF, Hélio Büllau tratou da administração da propriedade rural e do controle dos custos de produção.

“Atualmente os produtores de leite estão mais focados na infraestrutura da propriedade, na genética, quantidade de animais e escoamento da produção, e tudo isso é necessário para a produção de leite, mas tem custo elevado”, explicou o secretário municipal da agricultura, Aldomir Luiz Cantoni. Para ele, o objetivo das palestras é fazer com que o produtor opte por ações de baixo custo, resultando em maior produtividade e lucro na propriedade. “Nossa intenção é transmitir conhecimentos sobre essa atividade, possibilitando menos custo de produção, para deixar mais dinheiro no bolso do produtor”, conclui.

De acordo com o engenheiro agrônomo e chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Carbonari, o evento teve êxito, pois trouxe informações novas, que vêm ao encontro das necessidades dos produtores de leite do município. Na sequência dos trabalhos da Emater/RS-Ascar e da Secretaria Municipal da Agricultura, na área de bovinocultura de leite, acontecerá no dia 19 de setembro uma tarde de campo sobre forrageiras de inverno, na propriedade do agricultor Ado Colet.

 

Fonte: Agrolink