Sanitário

Secretaria da Agricultura começa mobilização para vacinação contra febre aftosa no RS

31/03/2017

Supervisores regionais e o Grupo Técnico de Febre Aftosa do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) começaram a se mobilizar para a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, que terá início dia primeiro de maio. Eles estiveram reunidos nesta quinta-feira (30), durante todo o dia, para discutir o panorama da Febre Aftosa no RS e traçar estratégias para a campanha.

Segundo o assessor técnico da Seapi, Fernando Groff, é fundamental que os criadores já comecem a se organizar e atualizem o cadastro de seu rebanho. “A expectativa é que sejam imunizados 13,8 milhões de bovídeos no Estado, até o dia 31 de maio, em cerca de 330 mil propriedades rurais”, avalia. Ele explica que as doses da vacina devem ser adquiridas em casas agropecuárias credenciadas na Secretaria. “Após a imunização, o produtor precisa realizar a comprovação na Inspetoria, apresentando a nota fiscal da compra e declarando o rebanho vacinado, por categoria e sexo”.

O secretário Ernani Polo destaca a importância da vacinação para garantir o status sanitário do Rio Grande do Sul. O último caso registrado da doença, no Estado, foi em 2001.

Fonte: Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul