Soja

Seca atingiu produção de milho, algodão e soja em Ribeiro Gonçalves no Piauí

20/02/2014

 

Com fortes incidência de chuvas, a previsão é de boa safra na colheita de grãos em todo o Piauí. Mesmo otimista em relação à seca, o prefeito do município de Ribeiro Gonçalves, a 560 km de Teresina, destaca as perdas agrícolas acumuladas e disse que aguarda ainda homologação para decretar estado de emergência referente ao ano de 2013.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, Agamenon Pinheiro Franco (PSB) conta que esteve, nesta semana, em Brasília para discutir o assunto. A situação de emergência é o aval oficial dado pelo município aos agricultores, a fim de que eles possam renegociar, junto a bancos e fornecedores, as dívidas que previam pagar com a produção, e sem perder o crédito.

“Em maio de 2013 solicitamos que fosse decretado estado de emergência em virtude da seca. No município existem cerca de 80 mil hectares plantados e as perdas foram muitas. Estamos aguardando que o decreto seja homologado para que as empresas possam renegociar as dívidas juntos aos órgãos de crédito”, explica o gestor, acrescentado ainda que a perda foi princialmente na produção de milho, algodão e soja.

Prefeito avalia gestão

Pela segunda vez consecutiva a frente do poder executivo municipal, Agamenon Pinheiro destaca obras nas áreas de Saúde e Educação durante o primeiro ano de mandato. Entre as obras já executadas, a reforma de uma Unidade Básica de Saúde e a ida de dois médicos cubanos para Ribeiro Gonçalves, que atuam na medicina preventiva.

A reforma e equipação do hospital municipal é outro grande avanço na área de Saúde, que segundo o prefeito, permitirá que exames como ultrassonografia, radiografias e eletrocardiogramas, além de outros exames, sejam realizados na própria cidade.

“Muitos exames são realizados em Teresina e com a reforma e a instalação de novos equipamentos, os pacientes poderão ser atendidos no município. Também vamos construir mais três UBS  e ainda contaremos com a terceira unidade do Samu”, elenca o prefeito.

Na Educação, Agamenon Pinheiro destaca a oferta de cursos no Ensino Superior em Ribeirão Gonçalves, onde anteriormente, apenas era ofertado educação até o Ensino Médio.

 

Fonte: Cidade Verde