Gerenciamento de Produção

Sebrae-SP assina convênio com produtores e beneficiadores de borracha

O Sebrae-SP assinou com a Associação Paulista dos Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor) um convênio para melhoria dos processos e da gestão em 45 micro e pequenas propriedades rurais da região de São José do Rio Preto. Os produtores receberão a visita de consultores para identificar quais são as necessidades de cada um. A partir daí, serão sugeridas as mudanças necessárias para melhorar a gestão da propriedade, inclusive nas áreas de sanidade das seringueiras, bem como de plantio (espaçamento, adubação, entre outros) e colheita (sangria).

O convênio prevê investimentos de R$ 280 mil nestas propriedades. “Nosso objetivo é aumentar a capacidade produtiva da região para uma média de duas toneladas e meia por hectare, por ano”, disse o gestor do projeto pelo Sebrae-SP, Wagner Antonio Jacometi.

“Esperamos que o trabalho desenvolvido nestas propriedades sirva de referência para que outros heveicultores possam se interessar em capacitação.” O convênio faz parte do programa Soluções, Inovações e Tecnologias para Micro e Pequenas Empresas, do Sebrae.

São Paulo é o maior produtor de borracha do Brasil, e a maior parte da produção nacional se concentra no Noroeste do Estado. A heveicultura vem sendo adotada a cada ano por um número maior de proprietários de micro e pequenas propriedades rurais, já que se adequa muito bem à agricultura familiar. Segundo a Apabor, o mercado é promissor: o Brasil produz hoje apenas um terço do que consome e gasta anualmente R$ 600 milhões importando borracha.

Fonte: http://www.seringueira.com/artigos/?p=421