Pecuária

Seabra fortalece cadeia produtiva de leite

A partir de um levantamento dos produtores de leite do município de Seabra, feito no mês de junho, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), ligada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), identificou a potencialidade leiteira da região. A empresa descobriu que, atualmente, os produtores de leite do município produzem cerca de 600 litros de leite por dia.

Com um potencial para produzir 2.000 litros de leite por dia, os produtores de leite de Seabra, a 458Km de Salvador, estão percebendo a importância de se ampliar a cadeia produtiva de leite no município. Para sair dos atuais 600 litros de leite por dia, eles terão que investir na alimentação do rebanho, produção de forragens (alimentação para o período de seca) e elaborarem um mapa logístico de entrega do produto, enfatizando a diminuição de custos

A gerência regional da EBDA, de Seabra, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Seabra e Região, a Secretaria da Agricultura Municipal e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Seabra, estão dando toda a assistência para o desenvolvimento da cadeia.
O objetivo é garantir a segurança alimentar dos agricultores familiares, do município, além de fortalecer a cadeia produtiva do leite e promover a geração de renda aos produtores de leite, adotando tecnologias de fácil acesso, tais como: o manejo e a nutrição dos rebanhos de gado leiteiro.
“O ideal é que se produza 2.000 litros de leite por dia, para que o município consiga fortalecer a cadeia produtiva do leite, além de ter que respeitar as normas de higienização na ordenha, acondicionamento e transporte do produto”, garantiu o médico veterinário da EBDA, Alexandro Góes Silva.
“Com o apoio da EBDA e de suas parceiras, nós, produtores de leite de Seabra, conseguiremos o nosso objetivo que é ter um leite de qualidade para que possamos garantir a nossa renda”, afirmou o produtor de leite, da Fazenda Jordana, José de Araújo Teles.

 

Agrolink com informações de assessoria
Fonte: http://www.agrolink.com.br/saudeanimal/noticia/seabra-fortalece-cadeia-produtiva-de-leite_133811.html