biblioteca

SC lidera produção nacional de alho e cebola e desponta em outras 12 culturas

Publicado em 06/11/2015

Com uma área produtiva de cerca de 5,9 milhões de hectares, o equivalente a 1% do Brasil, Santa Catarina desponta no cenário nacional em diversas culturas agrícolas e de silvicultura. O Estado, por exemplo, lidera a produção de alho e cebola no Brasil e segura a segunda maior produção em arroz, tabaco, maçã, pêra e erva-mate nativa, segundo o relatório de Produção Agrícola e de Silvicultura Municipal, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são referentes às safras plantadas em 2013 e colhidas em 2014.

Em outubro, o relatório de Produção Pecuária Municipal já consolidava o estado como o maior produtor de suínos, ostras, vieiras e mexilhões do país. Santa Catarina também aparecia como o segundo maior produtor de aves.

A variedade de produtos que abarcam a lista e tem selo catarinense mostram uma das caracterísitcas do nosso campo: diversificação. Um dos fatores que auxilia nesse quesito é o fato de que 90% das terras disponíveis para plantio não ultrapassam propriedades de 50 hectares.

Leia a notícia na íntegra no site do Diário Catarinense

Fonte: Diário Catarinense