Pecuária

Sazonalidade nos preços do leite em pó e leite UHT no mercado varejista do estado do Pará

Denise Ribeiro de Freitas1, Antônio Cordeiro de Santana2, Ismael Matos da Silva 3,Wilnalia Souza Garcia4, Almir Vieira Silva5, Paulo Campos Christo Fernandes6, Siglea Sanna de Freitas Chaves7

Resumo: O conhecimento das variações sazonais e amplitude de oscilação dos preços do leite em pó, integral e o desnatado e leite UHT, permiti que o produtor planeje melhor o processo produtivo, a fim de reduzir custos de produção; e os agentes de comercialização ajustem a oferta dos produtos, com o intuito de evitar perdas, por conseguinte prejuízos econômicos. O objetivo deste trabalho foi determinar os índices de variação sazonal dos preços médios mensais do leite em pó, integral e desnatado e leite UHT no mercado varejista do Estado do Pará no período de janeiro de 2000 a junho de 2007, empregando-se o modelo clássico de séries temporais. Verificou-se que a amplitude de variação foi maior para o leite UHT (7,03), em comparação com o leite em pó integral (2,57) e o leite em pó desnatado (2,04), Durante os meses de julho a fevereiro os preços do leite em pó integral permaneceram a baixo da média anual, enquanto que de março a junho o consumidor adquiriu o produto a preços acima da média. Para o leite em pó desnatado os meses de alta de preço foram de maio a agosto e de novembro a fevereiro e de baixa nos meses de março, abril, setembro e outubro. Os meses de dezembro a maio marcam o período de baixa de preços para o leite UHT e de junho a novembro o preço desse produto aumenta acima da média anual. O leite UHT, portanto, apresenta menos estabilidade de preço que o leite em pó.

Palavras-chave: oscilação de preços, séries temporais, variações sazonais

Seasonality of price of reconstituted powdered milk and UHT milk in the retail market of the state of Pará

Abstract: The knowledge about seasonal variations and amplitude of oscillation in the price of whole dried milk (WDM), nonfat dry milk (NFM) and UHT milk allow dairy farmers to organize the productive process with the aim to reduce costs of production and the action of the market agents in relation of adjustment of products supply in order to reduce possible economic losses. The purpose of this study was to evaluate seasonal variations index of medium prices, per month, to WDM, NFM and UHT milk in the retail market of Para State, Brazil, between January of 2000 until june of 2007 using the classic models of temporal series. It was observed that the amplitude of variation in price was higher to UHT milk (7.03), followed by WDM (2.57) and NFM (2.04). During the years evaluated it was diagnosed that between july to february the WDM prices remained below the annual average, while between march to june the consumers purchased prices above the average. The NFM was sold with the high prices between may to august and between november to february and the low prices was observed in the months of march, april, september and october. Between december to may was noted the periods with lower prices for UHT milk and between june to November the price rose above the annual average. The UHT mil had lover stability of price when this product was compared with each other investigated.

Keywords: oscillation of price, price sazonality, temporal series.

  1. Acadêmica do 7° semestre do curso de Zootecnia, bolsista CNPQ/UFRA e-mail:deniseribeirof@yahoo.com
  2. Prof.associado. Instituto Sócio Ambiental e dos Recursos Ambientais/UFRA e-mail:acsantana@superig.com.br
  3. Prof.Assistente UEPA/CCNT e-mail:imds21@yahoo.com
  4. Acadêmica do 8° semestre de Agronomia, bolsista CNPQ/UFRA e-mail
  5. Professor Adjunto do Setor de Zootecnia/UFRA. e-mail: almir.silva@ufra.edu.br
  6. Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental. e-mail: pauloccf@cpatu.embrapa.br
  7. Acadêmica do 7° semestre do curso de Agronomia e-mail: siglea@hotamail.com

Fonte:  http://www.abz.org.br/publicacoes-tecnicas/anais-zootec/artigos-cientificos/sistemas-producao-agronegocio/4515-Sazonalidade-nos-preos-leite-leite-UHT-mercado-varejista-estado-Par.html