Pecuária

Saúde intestinal das aves é discutida na Fepagro

24/06/2015

O curso Sanidade Avícola 2015, em andamento desde o último dia 17, retomou as atividades nesta segunda-feira (22/6), abordando temas relevantes para a saúde aviária. A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal, do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF)/Fepagro Saúde Animal; do Grupo de Pesquisa Inova, certificado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro); e do Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado do Rio Grande do Sul (SimvetRS).

Pela manhã, a professora Ana Angelita Sampaio Baptista, da Universidade Estadual de Londrina (PR), falou sobre as doenças que afetam o Sistema Entérico das Aves, bem como a importância da microbiota intestinal das aves e o uso de antimicrobianos na avicultura.

À tarde, o médico veterinário Fábio Gazoni, da Vetanco, apresentou palestra intitulada “Desafios do trato gastrointestinal”, na qual abordou aspectos importantes sobre o manejo das aves nos criadouros e a influência das primeiras horas de vida dos frangos no amadurecimento do sistema gastrointestinal e suas consequências para o desenvolvimento dos animais.

Finalizando o dia de atividades, a médica veterinária Daiane Carvalho e a estudante de Biologia Tiela Trapp Grassotti, ambas do grupo de Pesquisa Inova, do IPVDF, falaram sobre os métodos de diagnóstico bacteriológico utilizados no Laboratório de Saúde das Aves e Inovação Tecnológica do IPVDF, bem como sobre as atividades de pesquisa e projetos realizados no laboratório. Após a palestra, foi realizada com os alunos uma atividade prática de isolamento e identificação de Salmonella, conforme a Portaria Oficial do MAPA n 126.

Testes de avaliação da resistência aos principais antimicrobianos utilizados na avicultura industrial, conforme Manual do Clinical and Laboratory Standards Institute- CSLI, foram realizados e discutidos com os participantes do curso. E testes de potabilidade microbiológica da água conforme a Instrução Normativa 62.

O Curso Sanidade Avícola 2015 segue até o próximo dia 29, e diversos temas de importância para a avicultura serão ainda abordados, como: doenças que afetam os sistemas locomotor e reprodutivo das aves; gestão sanitária e inovação; e a relação de doenças aviárias com a saúde pública e inovações no campo da Sanidade Avícola.

Fonte: Agrolink