Tire suas Duvidas

São considerados Girolando animais com quais graus de sangue?

Dentro do Programa Girolando hoje registramos animais com cruzamentos começando com ¼, quando falamos sobre esta fração estamos sempre nos referindo ao grau de sangue Holandês e a fração que faltar para completar 1 é o grau de sangue Gir. Então, quando falamos ¼, significa que o animal possui ¼ de grau de sangue Holandês e ¾ de grau de sangue Gir, dizendo de outra maneira, 25% de sangue Holandês e 75% de sangue Gir.

Fonte: http://gadoleiteiro.iepec.com

Outro grau de sangue que registramos é o 3/8, que significa que o animal possui 3/8 de grau de sangue Holandês e 5/8 de grau de sangue Gir, dizendo de outra maneira, 37,5% de sangue Holandês e 62,5% de sangue Gir. Outro grau de sangue que registramos é o ½ sangue, ou seja, 50% de sangue Holandês e 50% Gir. Registramos também animais 5/8 (5/8 de grau de sangue Holandês e 3/8 de grau de sangue Gir, que corresponde a 62,5% de sangue Holandês e 37,5% de sangue Gir). Se cruzar este animal 5/8 com outro 5/8 resulta em um animal puro sintético que é o maior objetivo do programa.

Temos também outros cruzamentos, o animal ¾ (3/4 de sangue Holandês e ¼ de sangue Gir, que significa 75% de sangue Holandês e 25% de sangue Gir) e o animal 7/8 (7/8 de sangue Holandês e 1/8 de sangue Gir, ou seja, 87,5% de sangue Holandês e 12,5% de sangue Gir). Todos estes cruzamentos são registrados como animais do Programa Girolando.

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando aceita os registros da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa para a raça pura e aceita também os registros da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro para o Gir puro. Respeitamos os registros das outras raças e estes registros valem para os nossos cruzamentos.

Fonte: http://gadoleiteiro.iepec.com