Curiosidades

Santa Catarina tem 83% da área rural regularizada no Cadastro Ambiental Rural

Publicado em 29/04/2016

 

Faltando uma semana para o fim do prazo para a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), Santa Catarina atinge a marca de 83% da área rural regularizada. O estado já possui 5,1 milhões de hectares cadastrados no Sistema Nacional de um total de 6,1 milhões de hectares considerados como área rural.

Santa Catarina tem 250 mil imóveis rurais cadastrados, 68% do total esperado. O CAR é obrigatório em todo território nacional e o proprietário ou possuidor de imóvel rural que não estiver regularizado sofrerá restrições por parte de órgãos públicos, como impedimento para realizar operações de crédito nos bancos a partir de 2017.

O prazo para o cadastramento encerra na próxima quinta-feira, 5, e pode ser feito pelo site www.car.gov.br. Em Santa Catarina, há 1.345 agentes treinados (nas prefeituras, sindicatos, cooperativas ou técnicos facilitadores) para auxiliar os agricultores e proprietários de imóveis rurais a realizar o cadastro. Mais informações sobre o CAR em Santa Catarina podem ser obtidas no endereço:www.cadastroambientalrural.sc.gov.br.

O secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, ressalta que em Santa Catarina, como o número de propriedades é pequeno, recomenda-se que todos os agricultores preencham o CAR até a próxima quinta-feira, 5. “Lembrando que após o dia 5 de maio, mesmo que não haja prorrogação do prazo, os agricultores ainda poderão se cadastrar, pois o Sistema Nacional permanecerá aberto”.

Tramita no Governo Federal uma Medida Provisória para prorrogar o prazo do Cadastro Ambiental Rural no Brasil, passando para 31 de dezembro de 2017. A MP já foi aprovada na Câmara dos Deputados e passará ainda pelo Senado e pela Presidência da República.

Fonte: Secretaria de Agricultura (SC)