Safra se desenvolve bem em MT; 57% está em maturação

03/06/2014

O desenvolvimento da safra de milho em Mato Grosso segue bem. A constatação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que no boletim divulgado na segunda-feira (2/6), apontou que “até o momento 91,6% do cereal semeado no Estado apresenta-se em enchimento de grão e 57,9% já estão em maturação. De maneira geral, a expectativa é de que a colheita do grão no Estado comece entre o início e meados de junho, mesmo período em que a colheita da safra 12/13 foi iniciada”.

A situação é satisfatória, “apesar de a semeadura do milho em Mato Grosso ter sido finalizada com duas semanas de atraso em relação à safra passada e um mês fora da janela ideal 100% de semeadura da cultura, o desenvolvimento do cereal no 90% Estado se deu de maneira satisfatória até então. As chuvas, que eram uma das maiores preocupações dos produtores para o milho semeado com atraso, se estenderam por mais algumas semanas e foram suficientes para que o milho mato-grossense apresentasse um bom desenvolvimento”.

Em relação ao preço, no mercado futuro o instituto apontou que semana passada, o contrato encerrou cotado a US$ 4,70/bushel, sendo o preço na quarta-feira, de US$ 4,66/bushel, o menor desde o final de fevereiro.

Na safra 13/14 foram cultivados pouco mais de 3 milhões de hectares sendo esperadas 22,5 milhões de toneladas.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias/Weverton Correa