Laranja

Safra de laranja de SP crescerá 10% com tempo favorável, diz Conab

Estado responde por cerca de 85% da produção da fruta do Brasil

Fonte: Notícias agrícolas

A nova safra de laranja de São Paulo foi estimada em 355 milhões de caixas de 40,8 kg, ante uma previsão preliminar anunciada em janeiro de 353 milhões de caixas, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira (5).

O volume estimado representa uma alta de 10% na comparação com a produção de 322 milhões de caixas da temporada passada, quando a safra foi afetada por problemas climáticos. Para 2011/12, os pomares paulistas têm sido beneficiados por um tempo favorável, avaliou a estatal, concordando com analistas.

“A chuva veio na hora certa, o que foi fundamental para o ‘pegamento’ dos frutos e continuou em quantidade adequada para que os chumbinhos (frutos pequenos) pudessem se desenvolver. Tais influências também favoreceram as condições para os tratos fitossanitários”, avaliou a Conab em relatório.

O levantamento da Conab, feito em parceria com a Secretaria Estatual de Agricultura, apontou um aumento na produtividade de 8,6 por cento em relação à safra passada, para 671,6 caixas por hectare.

“Portanto, qualquer comparação entre as duas safras pode levar a ilação de que a safra 2011/12 terá produção muito maior, quando na verdade a citricultura paulista está apenas retornando a normalidade”, acrescentou o relatório.

O estado responde por cerca de 85% da produção da fruta do Brasil, país que domina as exportações de suco de laranja.

A previsão divulgada nesta quinta-feira é a primeira após os técnicos da Conab contabilizarem os efeitos das últimas floradas. Os dados foram coletados entre março e abril.

Na temporada passada, chuvas em excesso prejudicaram a colheita, levando São Paulo a ter uma das piores safras em vários anos. O tempo úmido colaborou com a proliferação do fungo conhecido como ‘estrelinha’.

A indústria de suco de laranja do Brasil, com exportações anuais de suco de cerca de 2 bilhões de dólares, também considerou nesta semana que a safra será maior.

A associação CitrusBR apontou que a nova safra de laranja do cinturão citrícola de São Paulo e Minas Gerais, de onde vem praticamente toda a matéria-prima da indústria exportadora de suco do Brasil, atingirá 387 milhões de caixas de 40,8 kg.

Fonte: http://www.agrocim.com.br/noticia/Safra-de-laranja-de-SP-crescera-10-com-tempo-favoravel-diz-Conab.html