Tabaco

RS: Incidência de granizo é a pior desta safra de tabaco

Publicado em 13/11/2013

Pelo menos 2,4 mil plantações foram atingidas pelas pedras de gelo, conforme registros recebidos pela Associação dos Fumicultores do Brasil

A incidência de granizo em razão do temporal na região é considerada a mais severa da safra 2013/2014 pela Associação dos Fumicultores do Brasil Afubra), tanto no número de atingidos quanto no volume de prejuízos. Pelo menos 2,4 mil plantações foram afetadas pelas pedras de gelo, mas o número de famílias atingidas pode chegar a 3 mil. A preocupação se agrava porque a maioria das lavouras afetadas foi plantada mais cedo e estava com 100% do desenvolvimento, praticamente todas despontadas e muitas com as baixeiras colhidas.

Conforme o gerente técnico da Afubra, Iraldo Backes, os telefones da matriz estiveram congestionados ontem. “As informações dos produtores é de que os danos são muitos grandes. Além do granizo, temos registros de destelhamento das estufas, devido aos ventos fortes.” Para atender as famílias o mais breve possível, a associação mobiliza as equipes de avaliadores, inclusive das filiais. “Amanhã ou depois podemos ter novas incidências, por isso há pressa para não acumular demanda. Nossa equipe não fará nem feriado esta semana.”

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Sul.