Soja

RS: Agricultores devem monitorar lagartas durante granação da soja

20/02/2014

As lavouras de soja de Ijuí e região estão praticamente todas em granação, algumas inclusive com melhor desenvolvimento em função das últimas chuvas que foram mais intensas em certas áreas. Conforme a Emater de Ijuí a incidência de lagartas é baixa, porém os agricultores precisam fazer o monitoramento para avaliar a necessidade de utilização de defensivos para controle das pragas.

Nesse momento o cuidado é essencial, pois as lagartas podem derrubar a vagem da oleaginosa. Outra informação é que não dá para ter exata definição da quantidade de presença de lagartas da espécie Helicoverpa armigera, visto que está misturada com outras pragas.

O produtor Valdir Zardin, por exemplo, alerta que se percebe vagens da soja com danos, o que indica incidência da Helicoverpa. Ele também alerta que no momento há grande incidência de borboletas, o que pode significar novo surto de lagartas.

Em relação ao desenvolvimento da planta, na região Norte de Ijuí segue o maior problema devido à falta de chuvas. As precipitações da semana passada, numa média de 25 milímetros, fizeram com que a soja esboçasse uma reação. Porém, os próximos dias vão ser fundamentais para analisar melhoria ou não na soja, especialmente se chover neste próximo final de semana, como indica a meteorologia.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí