Desperdício de Produção

Rolim de Moura capacita Sangradores de Seringueira

Com base na ascensão do mercado de borracha natural e na renda alternativa, a Prefeitura de Rolim de Moura, juntamente com Ceplac e a Hevea-tec, iniciou nesta quarta-feira, 01.12, um curso de Sangradores de Seringueira. A idéia é investir na cultura, por meio da capacitação dos profissionais envolvidos na extração do látex, impulsionando a atividade na região. Cerca de 30 pessoas, entre acadêmicos, técnicos e heveicultores estiveram presentes.

Durante o primeiro dia do curso, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semam) e que segue até a próxima sexta-feira, 03.12, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos teóricos sobre a maneira mais adequada para a realização da sangria, além de obterem dicas de como contabilizar o faturamento para a projeção da rentabilidade anual.

Para o palestrante, Lourival César Tavares, técnico Agrícola da Hevea-Tec de Rondonópolis – MT, quando se utiliza as técnicas apropriadas há um aproveitamento total do trabalho, evitando o desperdício do material, aumentando o lucro e o tempo de aproveitamento da árvore e atividade. “Não é somente chegar e cortar a casca; há uma importância no desenvolvimento corporal durante a sangria e a necessidade de se fazê-lo corretamente, favorecendo o desenvolvimento natural da árvore para que se possa ter um maior rendimento, sem queda na produção ou diferença no faturamento”, enalteceu Lourival.

 

Fonte: http://www.rondoniaovivo.com/noticias/rolim-de-moura-capacita-sangradores-de-seringueira/70330