Café

Rico em antioxidantes, café faz bem ao coração

Segunda, 16 Novembro 2009 14:57

Terra Brasil

15 Nov 2009 – Doses indicadas variam de acordo com a idade

Café faz bem para o coração, assim como o vinho. Isso porque a bebida tem apenas de 1 a 2,5% de cafeína e de 6 a 10% de antioxidantes em sua fruta madura, o que o coloca no mesmo patamar do vinho e  como uma das principais fontes dessa substância importante para a saúde dos nossos vasos sanguíneos. Há ainda lucro para quem ingere quando o café é torrado adequadamente. Nesse caso, carrega uma grande quantidade de sais minerais, aminoácidos, vitaminas e substâncias oleaginosas.

De acordo com Bruno Mahler Mioto, médico e pesquisador da Unidade de Pesquisa Café e Coração do INCOR/SP, a quantidade do consumo de café sem danos à saúde, depende da idade. Dos 20 aos 60 anos até 600 ml (4 xícaras/dia) é considerada uma porção moderada e segura. “O diabetes é um fator de risco significativo nos eventos cardiovasculares e definitivamente o consumo da bebida melhora o funcionamento da insulina no corpo humano. Nas mulheres, àquelas que consomem café tiveram menos 20% de derrame. O café tem uma tendência a ser protetor pelos antioxidantes e comprovadamente não causa dependência” afirma Dr. Bruno Mioto.

É importante ressaltar que o café não é remédio, não cura doenças. Ele pode ser mais um aliado na ajuda de certas prevenções. E mais: toda pessoa que possui doença cardíaca deve beber o “cafezinho” com moderação e de acordo com os conselhos do seu médico. No caso de intolerância à cafeína, deve parar de consumi-lo.

No passado um grande número de cardiologistas julgava que o café possuía apenas cafeína. Isso porque os primeiros estudos feitos não usavam a bebida e sim cápsulas com 500mg de cafeína, o que correspondia a seis xícaras grandes de café. Com essa quantidade havia aumento da pressão arterial. Por conta disso, ainda hoje há preconceito de alguns em relação ao consumo do café diário e habitual, ainda existe.

Fonte:

http://sincal.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=643:rico-em-antioxidantes-cafe-faz-bem-ao-coracao-&catid=5:cafe-artigos&Itemid=37