Variedades

Reunião de trigo apresenta novas cultivares

Durante os quatro dias da V Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, os participantes do evento puderam conhecer características e detalhes de 13 novas cultivares de trigo que estarão disponíveis para cultivo a partir da safra 2012, sendo que suas características e descrições estarão contidas na publicação de Informações Técnicas para Trigo e Trititicale – Safra 2012. As novas cultivares são: TBIO Bandeirante, TBIO Seleto, TBIO Itaipu, TBIO Iguaçu (BioTrigo); CD 124, CD 151, CD 154 (Coodetec); BRS Gralha Azul, BRS 329, BRS 328, BRS 331 (Embrapa); IAC 385 Mojave (IAC) e IPR Catuara TM (Iapar).

 Ainda quanto às novidades apresentadas na Reunião, se destacam seis cultivares que tiveram suas áreas de abrangência ampliadas: BRS Albatroz, para Santa Catarina; CD 122 e CD 123, ambas para a região 3 do Paraná; TBIO Pioneiro, para as regiões 2 do Rio Grande do Sul, região 1 e 2 de Santa Catarina e região 1 do Paraná; TBIO Tibagi, para região 1 e 2 do Paraná e de Santa Catarina e IAC 381, para a região 3 de São Paulo.

 Para o pesquisador da Embrapa Trigo e coordenador da subcomissão de Melhoramento, Aptidão Industrial e Sementes, Ricardo Lima Castro, a apresentação das novas cultivares e extensão das áreas de abrangência refletem a importância das pesquisas com melhoramento genético como forma de proporcionar maior rentabilidade, rendimento de grãos, adaptação a diferentes regiões do país e qualidade tecnológica em prol da liquidez de comercialização de produtos.

 Além dessas novidades, também foram apresentados trabalhos relacionados à qualidade tecnológica, com ênfase na nova classificação, avaliação de cultivares e linhagens e outros assuntos relacionados ao melhoramento genético.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/campoelavouranagaucha/2011/07/29/reuniao-de-trigo-apresenta-novas-cultivares/?topo=52,1,1,,171,77