Soja

Rally da Safra aponta safrinha acima da média

25/02/2016

Com base nas avaliações de campo feitas pelos técnicos do Rally da Safra 2016 entre o final de janeiro e início de fevereiro, a Agroconsult revisou os números da safra 2015/16 de soja e milho, consolidando a perspectiva de safra recorde. Para soja, a estimativa de produção foi revisada para 101,6 milhões de toneladas, com aumento de 2,4% em relação ao número pré-rally e 5,6% sobre 2014/15. A área plantada foi revisada para 33,2 milhões de hectares, 3,6% maior que 2014/15.

As principais revisões positivas se concentraram no Centro-Oeste. Em Goiás e Mato Grosso do Sul, as produtividades foram revisadas em função do bom potencial das lavouras. Já no Mato Grosso, em especial no Médio-Norte do estado, a irregularidade do clima causou prejuízos e trouxe grande variação na produtividade das lavouras, porém em menor escala do que os técnicos esperavam. Já os riscos de perdas concentram-se no MAPITO-BA (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) e Leste de Goiás, onde o calendário é mais atrasado e ainda há boa parcela das lavouras em período crítico de desenvolvimento, precisando de chuvas para garantir o potencial produtivo. Outra região com problemas potenciais decorrentes da escassez de chuvas é o Leste do Mato Grosso, que está sendo avaliado esta semana pelo Rally.

Em relação ao milho, a perspectiva para a safra verão é de 28,5 milhões de toneladas, volume 5,1% inferior ao da safra passada, com redução de 6,8% na área plantada, chegando a 5,7 milhões de hectares. Com o milho segunda safra, os números também foram revisados. A produção é estimada em 58,8 milhões de toneladas, com aumento de 7,7% sobre a safra passada. A área plantada deverá registrar crescimento de 11,6%, chegando a 10,7 milhões de hectares.

Os novos números de safra serão apresentados hoje, 5ª feira, dia 25, por André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra e sócio diretor da Agroconsult, no seminário sobre previsão de safra da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC).

Onze equipes técnicas

Durante o Rally da Safra 2016, oito equipes estarão em campo para avaliar lavouras de soja e três irão verificar o milho segunda safra. A Equipe 1 percorreu a região sul do Mato Grosso do Sul, nos dias 26 e 27 de janeiro, seguindo para o Oeste paranaense até 30 de janeiro. Equipe 2 iniciou as atividades no norte mato-grossense no dia 25. A Equipe 3 percorreu o Sudeste do Mato Grosso e Sudoeste de Goiás entre 01 e 04 de fevereiro. A Equipe 4 deixou Goiânia no dia 23 e segue pelo Leste do Mato Grosso até chegar a Barreiras, na Bahia, em 03 de março. Já a Equipe 5 percorrerá o MATOPIBA entre 28 de fevereiro e 03 de março. A Equipe 6 estará no Paraná e Santa Catarina entre os dias 01 e 04 de março.

Os técnicos da Equipe 7 estarão em campo a partir de 08 de março para avaliação da soja nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Equipe 8 encerra a etapa soja do Rally entre os dias 9 e 15 de março percorrendo propriedades nos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais.

Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra dos dias 03 a 20 de maio no Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2016 chega à 13ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil, Bayer, Monsanto, Mosaic e Volkswagen, com apoio da BM&FBOVESPA, FIESP, Agrosatélite, Agroipês, Impar Consultoria no Agronegócio e Universidade Federal de Viçosa.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafra e www.facebook.com.br/RallydaSafra

Fonte: Agrolink