Raças caninas de S – Z

SÃO BERNARDO

 O São-Bernardo (Saint Bernardshund) pertence ao segundo grupo (cães de trabalho), e é considerado um cão de guarda e de salvamento. É um cão forte, de peito bem arqueado e ombros largos. É um excelente companheiro, que adora as crianças. Respeita seu dono, é fiel e devotado à sua família. É muito tranquilo e gosta de companhia.

 Ao contrário do que muitos podem pensar, o São-Bernardo não é um cão de difícil manutenção. Apesar de precisar de exercícios diários, mesmo depois de adulto, ele não precisa de tanto espaço.

 Um bom passeio de coleira diariamente trará a dose ideal de exercício para o cão que não tenha muito espaço em casa.

 Para as crianças, é um grande amigo. Sempre muito bem humorado, adora uma boa brincadeira.

 Faz novos amigos com facilidade, mas na ausência de seu dono, o São-Bernardo tende a defender seu território, procurando afastar qualquer pessoa estranha à casa.

 O tamanho mínimo para um São-Bernardo macho é de 70 cm. na altura da cernelha, e para as fêmeas, 65 cm.

 Os exemplares da raça de pelo curto são geralmente mais leves, atingindo cerca de 75 kg (machos) e 65 kg (fêmeas). Os machos de pelo longo pesam entre 80 kg e 100 kg, enquanto as fêmeas pesam até 85 kg.

 
SCHNAUZER

 De origem alemã, o Schnauzer era usado para acompanhar as carruagens em viagens através da Europa, e sua presença era indispensável. Durante o dia, corria ao lado dos cavalos, e às vezes corria na frente, para inspecionar o caminho, latindo ferforosamente diante de qualquer perigo.

 A primeira aparição da raça foi em 1879, na Alemanha, com o nome de pinscher de pêlo duro. Suas múltiplas qualidades fazem dele um cão particularmente apto para guarda, defesa pessoal e companhia.

 O Schnauzer é um cão de estatura média, constituição quadrada, e os machos parecem um pouco mais curtos que as fêmeas. Seu caráter bonachão demonstra-se na vontade de brincar e na disposição amável que tem para com as crianças. Diante do dono é muito afetuoso, mas é desconfiado com estranhos, não faz amizade com facilidade, e na ausência do dono é incorruptível. Seus órgãos sensoriais são altamente desenvolvidos. É prudente, tem grande disposição ao adestramento, é incrivelmente fiel e atencioso. Tem grande resistência a doenças e interpéries.

 Os olhos do Schnauzer são escuros, ovalados. A cauda alta, levada segundo o temperamento da raça. Sua pelagem é dura, o pêlo é forte e espesso. Visto a contra pêlo está sempre levantado, isto é, não aderente, nem muito curto, mas sustentado pelo sub-pêlo.

  A principal característica da pelagem do Schnauzer é o pêlo em forma de barba rígida e sobrancelhas espinhosas que sombreiam ligeiramente os olhos.

 Na fronte e nas orelhas, o pêlo é mais curto que em qualquer outra parte do corpo, e é duro em toda a cabeça.
SETTER INGLÊS

 Originariamente, o setter era um cão de aponte de cor branca, com manchas pretas e vermelhas. Tinha além disso, uma constituição um tanto maciça. Vários criadores colaboraram para o refinamento da raça, dedicando seus esforços e cuidados a este cão.

 O setter inglês é um cão de caráter amistoso e alegre. É muito ativo, com aptidão nata para atividades de caça. É um cão de tamanho médio, contorno bem definido e de movimentação elegante.

 A cabeça do setter tem formato ovalado, com stop bem definido. Os olhos devem ser escuros, brilhantes, em tons desde avelã, ao marrom. A cauda tem comprimento médio e apresenta lindas franjas com pelagem longa, lisa e sedosa.

 A pelagem do setter é longa, ligeiramente ondulada, sem ser encaracolada. As cores aceitas para a raça são o preto e branco (azul belton), laranja e branco (laranja belton), limão e branco (limão belton), fígado e branco (fígado belton) ou tricolor.

 O tamanho do setter inglês fica entre 65 e 68 cm para os machos, e entre 61 e 65 cm para as fêmeas, medidos sempre na altura da cernelha.
SETTER IRLANDÊS

 É um lindo cão de pelagem longa, ótimo companheiro e de aparência nobre e elegante. Antigamente o Setter Irlandês era branco, com manchas vermelhas, evidenciando uma origem em comum com o Setter Inglês.

 Sua cabeça é longa e fina, nem estreita nem modelada. Seus olhos são castanhos, e não muito grandes. As orelhas do Setter Irlandês são de tamanho moderado, textura fina, de inserção baixa e posterior. A cauda é moderadamente longa, proporcional à estatura do cão.

 O Setter Irlandês tem pelagem curta e fina na parte anterior dos membros e na ponta das orelhas, e nas outras partes do corpo é de comprimento moderado, de 5 a 6 cm. de comprimento, de textura sedosa, bem estirado, com franjas ricas, mas leves. A cor é castanho brilhante, sem vestígios de preto.

 A altura da raça deve ficar entre os 56 e 64 cm. na altura da cernelha, nos machos e deve ficar entre os 54 e 62 cm. nas fêmeas. O peso deve estar entre os 20 e os 30 kg., proporcionais ao tamanho do animal.
SHAR PEI

 Vindo provavelmente das aldeias que rodeiam o mar da China Meridional, o shar pei é uma raça inteligente, leal e alerta.

 Possui pelagem curta e dura, sem sub-pêlo, e nunca deve ser tosado. Todas as cores sólidas são aceitas para esta raça, exceto o branco. De porte médio, o shar pei mede de 44 à 51 cm. na altura da cernelha. É um fantástico companheiro, calmo, independente, e muito afetuoso à família.

 As rugas sobre a cabeça e a cernelha são as características mais marcantes da raça shar pei.
SHIH TZU

 A raça foi levada para a Europa por volta de 1930, e desde então muitos exemplares foram criados com sumo cuidado por todo o continente. “Shih-Tzu”, em chinês significa leão. Cães com aspecto leonino são muito apreciados na China, e não é diferente com esta linda raça de companhia.

 O Shih-Tzu é um cão muito ativo, atento e dócil. Seus olhos são escuros, grandes e redondos. As orelhas também são grandes, caídas, implantadas levemente abaixo do alto da cabeça, cobertas com pelagem abundante.

 A cauda é de inserção alta, com franjas bem enroladas no dorso. A pelagem é longa e abundante, não crespo, com bom sub-pêlo.

 O peso máximo fica em cerca de 9 kg.
SPITZ ALEMÃO

 É um cão compacto e ativo, com um denso e macio sub-pelo, de caráter alerta e expressão “inteligente”. É alegre e amigo, sempre muito curioso.

 O spitz alemão é extrovertido e companheiro. Gosta de companhia e está sempre muito bem humorado.

 Não é um cão insistente, é muito tranquilo, o que o torna um grande companheiro. É elegante nas pistas, e é considerado uma raça muito inteligente.

 O spitz alemão aprende com facilidade, gosta de aprender e considera o treinamento uma grande brincadeira.

 A raça tem 5 variações em relação ao tamanho:

Anão (ou Lulu da Pomerânia): até 22 cm;

Pequeno, até 29 cm;

Médio, de 30 a 38 cm;

Grande, de 42 a 50 cm; e

Gigante de 50 a 60 cm.

 
STAFF BULL TERRIER

 Caçador hábil e corajoso, o staffordshire bull terrier é também muito inteligente.

 Demonstra grande afetuosidade com a família, e ainda mais com as crianças. É forte, musculoso, e ao mesmo tempo ativo e ágil.

 A pelagem da raça é lisa, curta e bem assentada ao corpo. A cor da pelagem pode ser vermelho, fulvo, branco, preto ou azul, tigrado, ou qualquer uma dessas cores com branco.

 O tamanho do staffordshire bull terrier varia de 35,5 a 40,5 cm, dependendo do peso do cão. Para os machos, o peso varia de 12,7 kg a 17 kg, sendo que para as fêmeas a variação fica entre os 11 kg e os 15,4 kg.
TECKEL

 O teckel, ou dachshund, é um típico caçador de toca. Dotado de um olfato finíssimo, que lhe permite seguir a mais tênue das pistas, costuma alcançar a toca e penetrar arrojadamente nela, atacando o adversário que se escondeu.

 O teckel é também um bom sabujo, capaz de atacar animais de caça grossa, aos quais, muitas vezes, consegue entreter até a chegada do caçador, o que é difícil de crer dado as suas dimensões, mas como ocorre muitas vezes, também com os cães, as aparências enganam.

 É um cão curto de membros, alongado, de aspecto vigoroso e sólida musculatura. Apresenta uma posição ativa da cabeça e expressão inteligente. Apesar da desproporção entre o corpo longo, e o seus membros curtos, não parece carente de graça, pesado ou de movimentos limitados. Seus olhos do dachshund tem tamanho médio, cor escura, são ovalados, situados lateralmente, com expressão vivaz, energética e bondosa, sem olhar fixo. Sua mordedura deve ser em pinça ou tesoura.

 Existem 3 tipos de pelagem a saber: pêlo curto, pêlo duro e pêlo longo.

 Os tamanhos permitidos para o teckel também são 3: normal (até 9 kg.), Anão (com circunferência torácica máxima de 35 cm. aos 15 meses), e Kaninchen (com circunferência torácica máxima de 30 cm. aos 15 meses).

 
TERRIER BRASILEIRO

 É um típico Terrier, de excelente estrutura, sem ser pesado. Seu tamanho é médio, é forte e musculoso. É um cão ágil e rápido, agitado e sempre em alerta.

 É cauteloso com estranhos, mas é muito dócil e carinhoso com os familiares. Um excelente caçador de pequenas presas e um ótimo guarda, o Terrier Brasileiro

 (ou Fox Paulistinha) tem pelagem curta e lisa, e a cor é branca, com marcações em preto, marrom ou azul.

 A altura do Terrier Brasileiro pode variar de 37 à 40 cm. na altura da cernelha, para os machos, e de 33 à 37 cm., para as fêmeas. O peso máximo para os exemplares da raça é de 10 kg.

 
YORKSHIRE TERRIER

 É considerado por muitos um verdadeiro fenômeno. A raça foi obtida através de cruzamentos de alguns terriers. A nova raça chamou a atenção de criadores que, por uma rigorosa seleção, obtiveram exemplares espetaculares.

 Hoje em dia, seus admiradores estão em todo o mundo, e o Yorkshire é um dos preferidos como cão de companhia.

 Tem o aspecto de um “toy terrier” de pêlo longo. É muito enxuto, delicado, de porte erguido e ar imponente. A linha geral dá a impressão de um corpo vigoroso e bem proporcionado. Seu peso não ultrapassa os 3,5 kg.

 Os olhos do Yorkshire são um pouco escuros e cintilantes, de tamanho médio e expressão agudamente inteligente. As orelhas são pequenas, em forma de “V”. A cauda é cortada, levada um pouco mais alta que o nível do dorso.

 A pelagem do corpo é moderadamente longa e perfeitamente lisa, brilhante e sedosa.

 
Fonte: http://www.guiaderacas.com/racas.shtml