Raças

Raça Romagnolo

Raça italiana antiga, cujo melhoramento teve início em 1800. Apresenta duas variedades: a “de planície”, maior e mais precoce, boa produtora de carne e a “de montanha”, preferida para o trabalho. É criada em Forli, Ravena, Bolonha, Faenza, Pezaro, Rovigo, Padua e Veneza.

A pelagem é cinzenta sedosa, com áreas mais escuras no pescoço, espáduas, ao redor dos olhos e nas patas. Pêlos curtos. Pele pigmentada, de espessura média, flexível e solta. Língua, focinho, aberturas naturais, vassoura da cauda e unhas, de coloração preta.

O gado Romagnolo é produtor de carne, com crescimento rápido e bom ganho de peso. Ao nascer, as fêmeas pesam de 40 a 45 kg e os machos de 45 a 51 kg. Aos dois anos de idade, as fêmeas pesam de 500 a 550 kg e os machos mais de 700 kg, desde que bem alimentados. Na idade adulta as fêmeas atingem cerca de 640 kg e os machos 1.100 kg. A carne é de boa qualidade, saborosa, marmorizada, macia e de fibra fina. O rendimento da carcaça, em animais bem preparados, varia de 58% a 60% nos novilhos e de 55 a 60% nos bois e vacas. As cruzas com zebuínos dão origem a novilhos pesados.

Fonte: http://www.ourofino.com/saude-animal/ruminantes/guia-de-racas/letra-r.html