Raças

Raça Normando

O Normando é uma raça de origem francesa, que se formou a partir do cruzamento de bovinos que povoavam a Normandia e os bovinos introduzidos pelos conquistadores Vikings, no século IX.

Posteriormente, por volta de 1850, a introdução de sangue Durham e Shorthorn permitiu melhorar ainda mais a precocidade e as formas, chegando a um vitorioso Normando. Essa raça chegou à Argentina em 1892, à Colômbia em 1877, ao Uruguai em 1889 e está no Brasil há mais de 100 anos. O primeiro animal registrado foi a vaca Balançoide, de José G. Gauer, em 1923, na cidade de Santa Maria-RS, importada com mais 3 vacas e 1 touro, diretamente da França. A pelagem deve ser sempre de 03 cores: vermelha ou ruiva, castanho- escura ou pardo e branca, não sendo aceita a pelagem rosilha. As mucosas têm que ser pigmentadas, e o animal pode ser mocho ou com chifres de cor branca ou amarelada.

É uma raça utilizada para produção de carne e leite, sendo considerada a melhor raça leiteira da França. Produz leite de excelente qualidade para a fabricação de queijos, com média de produção de 6.500 kg em lactação de 305 dias. Os animais possuem altura média de 1,40 a 1,50 m, com as fêmeas pesando entre 500 e 800 kg, e os machos, 1.000 kg, sendo classificados como animais de porte grande.

Fonte: http://www.ourofino.com/saude-animal/ruminantes/guia-de-racas/letra-n.html