Raças

Raça Montana

O Montana é um produto composto, formado pela mistura de quatro a oito raças, sempre mantendo a combinação de quatro grupos biológicos: Nelore, que funciona como base do programa – praticamente todas as fêmeas introduzidas no projeto eram Nelore; adaptados, especificamente as bos taurus, que melhor se ajustaram às condições tropicais ( Senepol, Belmont Red, Tuli, Bonsmara, Romo Sinuano, Caracu e Pintangueiras); as Britânicas, destacando a precocidade em acabamento e puberdade (Red Angus e South Devon); e Continentais, originária da Europa continental, que prioriza musculosidade e habilidade materna (Simental e Gelbvieh).

O Programa de Desenvolvimento do Composto Tropical Montana, uma tecnologia promovida pela CFM / Leachman teve início em 1994 e os resultados passaram a se concretizar em 1998, quando puderam ser avaliados os primeiros filhos e filhas de touros Montana em vacas Nelore. Os 30 machos, nascidos em Setembro e Outubro de 1997 desmamaram com sete meses, com média de 225kg, depois de criadas em Creep Feeding nos 69/90 dias finais. Daí, sem aparte, passaram para o confinamento e, completando entre 14 e 15 meses, chegaram ao abate.

De porte médio, mocho e variações de tonalidades avermelhadas, o Montana é um produto totalmente brasileiro, pensado para atender as exigências que o clima tropical impõe aos animais.

Fonte: http://www.ourofino.com/saude-animal/ruminantes/guia-de-racas/letra-m.html