Raças

Raça Hereford

Acredita-se que essa raça teve origem na Inglaterra em uma região, de onde provinham raças antiqüíssimas como Gloucester, Welsh Balça e Glamorgan. Os primeiros relatos sobre a raça começaram a ser descritos em 1627, por Speed e Stanford (1956), afirmando que foi o gado Holandês, trazido de Dunquerque para Lord Scudamore em 1671 que, provavelmente deu ao Hereford o grande tamanho e sua cor branca na cara e região abdominal. O melhoramento genético do gado Hereford começou em meados do século XVIII, principalmente devido ao trabalho de Bejamin Tomkins e seu filho, entre 1745 e 1815, realizando cruzamentos consangüíneos, selecionando precocidade e produção de carne.

O primeiro livro de registros da raça foi fundado em 1846 primeiramente para uma empresa privada, e depois de 30 anos, em 1876, passou para a sociedade Hereford, destacando-se, então, mais de 100 anos de seleção.

A raça Hereford possui como grande característica a facilidade de engorda tanto em campos de boa qualidade como em campos menores . A cara branca é um caráter dominante e se transmite aos produtos cruzados, independentes de qual raça foi utilizada.

No Brasil, o primeiro animal Hereford chegou em 1906, trazido por Laurindo T. Brasil, de Bagé-RS, sendo que o Herd-book foi instalado em 1907, registrando animais importados da Argentina, e a seguir, do Uruguai. E em 1910, começaram a nascer produtos Hereford brasileiros. O Polled Hereford chegou ao Brasil em 1928, em mãos de Felix Guerra, de Quarai-RS.

O rebanho Hereford encontra-se em maior concentração nos Estados do Rio Grande do Sul, representando 65% do rebanho gaucho, sendo também encontrado em outros estados. O controle geral da raça é feito pelo Promebo. Em 1993, o programa Delta-G reuniu parceiros para produzir 5000 Touros/ano entre Hereford e Pampiana, dando noco impulso à consolidação desse cruzamento.

Fonte: http://www.ourofino.com/saude-animal/ruminantes/guia-de-racas/letra-h.html