Raças

Raça Devon

A raça Devon tem sua origem numa variedade de Bos urus, descoberta no Egito, o qual deferia do Urus comum, somente pela moderada transição da parte posterior do crânio. O gado Devon ou Devon do Norte pode ser considerado um dos mais antigos bovinos do Reino Unido, sendo nativo do Sudoeste da Inglaterra, nos condados de Devon e Somerset.

Essa raça foi importada do Uruguai para o Brasil em 1906, por Joaquim Francisco de Assis Brasil e , a seguir, da Inglaterra para a região de Pedras Altas e depois em Alegrete-RS. O primeiro Devon inscrito no Herd Book Collares pertenceu ao Visconde Ribeiro de Magalhães, sendo a vaca Highfield Vanity – 8, importada em 1914.

Os animais dessa raça possuem porte médio, estrutura equilibrada, harmoniosa e elegante, pelagem abundante de cor rubi característica da raça, pele pigmentada de amarelo ao alaranjado, escurecendo ao redor dos olhos. Os cascos são fortes e sólidos, não ocorrendo a cor preta.

São animais rústicos, adaptados ao sistema de produção tropical, com habilidade materna, boa conversão alimentar, produção de carne de qualidade, excelente rendimento de carcaça e boa capacidade leiteira quando comparado a outras raças de corte.

As fêmeas pesam entre 500 a 600 kg, e os machos, entre 700 e 1000 kg.

Fonte: http://www.ourofino.com/saude-animal/ruminantes/guia-de-racas/letra-d.html