Raças

Raça Bravon

Principais características: o cruzamento industrial no Brasil fez surgir uma raça forte. Ainda pouco difundida, mas que já apresenta, dentre os seus criadores, um índice de satisfação inigualável. Fruto do cruzamento da raça Devon com raças de zebuínos, o Bravon agrega as melhores características de ambos. Precocidade, fertilidade, habilidade materna, docilidade e maior rendimento de carcaça, aliados à rusticidade e à ampla adaptabilidade aos pastos do Brasil, permitem aos criadores da raça Bravon, garantia de lucratividade.

As fêmeas são entouradas a partir dos treze meses, possuem índice de prenhez que ultrapassa os 90%, tem a vantagem comercial de parir antes dos dois anos de idade sem apresentar problemas de parto.

As fêmeas conseguem desmamar seus filhos aos sete meses e meio de idade, com até oito arrobas e meia. Propicia o abate com apenas doze meses de idade, seguindo a tendência do mercado consumidor atual.

O rendimento de carcaça chega a atingir até 58%, apresentando considerável lucratividade. A qualidade da carne é garantida por atingir até cinco milímetros de gordura com excelente marmoreio, determinante do sabor diferenciado que possui.

Fonte:  http://www.ourofino.com/saude-animal/ruminantes/guia-de-racas/letra-b.html