Produtivo

Quantificação de água necessária para a mamoneira irrigada com base nas constantes hídricas do solo

Nesse trabalho, aplicam-se metodologias baseadas na física do solo com ênfase nas constantes hídricas, em que se quantificam as suas amplitudes no âmbito da interface poros-água. O objetivo do trabalho é sugerir alternativas técnicas para o planejamento do cultivo da mamoneira (Ricinus communis L.) sob condições irrigadas em diferentes classes texturais de solo, buscando otimizar o rendimento para produção de matéria-prima e geração de energia a partir de fitossistemas.
A programação adequada dos eventos de irrigação consiste em suprir integralmente às necessidades de água nos diferentes estádios de desenvolvimento da planta. Mencionam-se diferentes procedimentos adotados que consideram o status de água em um, ou mais componentes do sistema solo – planta – atmosfera, a saber: medidas climáticas, medidas no solo e medidas na planta.

A adoção desse tipo de manejo contribui na economia dos recursos hídricos, energia e mão-de-obra, já que a quantidade de água a ser aplicada à cultura depende da demanda climática ou atmosférica, do estádio de crescimento e da eficiência de aplicação do sistema de irrigação utilizado. No entanto, na impossibilidade da interação dos três meios técnicos-científicos, busca-se, pelo menos, um desses recursos.

Fonte: biodieselbr.com