Tire suas Duvidas

Quais os objetivos da Associação e os projetos em desenvolvimento?

O maior objetivo da ABCG é promover e consolidar o aprimoramento da raça Girolando. Ao longo destes vinte anos a Associação registrou em torno de 1 milhão de animais Girolando.

Em relação ao melhoramento genético, como eu disse anteriormente, contamos com os pilares sólidos que são o Gir e o Holandês. Em parceria com a Embrapa estamos trabalhando o melhoramento genético do Girolando, ou seja, os animais Girolando herdam o melhoramento genético do Gir e do Holandês e posteriormente passam por melhoramento genético. A partir do 5/8 são feitos testes de progênie, este trabalho já está sendo feito há sete anos. Nos testes de progênie são testados touros 5/8 e ¾ e tem como objetivo consolidar esta raça. Em suma o melhoramento começa na base inicial que são o Gir e o Holandês e após certo tempo o melhoramento é feito com os animais Girolando.

Este é nosso grande projeto, consolidar a raça e atingir plenamente o objetivo que o MAPA nos passou. Nós da ABCG entendemos pela grandeza do mercado, pela preferência da raça, que tínhamos uma missão um pouco maior, temos também a responsabilidade de ajudar a viabilizar a pecuária leiteira do Brasil e, por isso, estamos trabalhado muito e temos dois grandes exemplos disto.

O primeiro exemplo é a MegaLeite que terá sua sétima edição em 2010 em Uberaba, MG. Convidamos para este evento as principais raças leiteiras e durante uma semana transformamos Uberaba na capital nacional do leite. Durante esta semana cada raça vem mostrar o seu melhoramento genético, o trabalho de seus associados e fazemos a divulgação do leite. Na MegaLeite mostramos todas as raças para que os produtores escolham a raça que terão em sua produção e a escolha depende de cada produtor que irá analisar suas condições de manejo, a topografia e clima de sua região e também o mercado regional.

Dentro da MegaLeite temos um Projeto chamado Giroleite, onde procuramos levar para as crianças mensagens da importância do consumo de leite, em fim, procuramos trabalhar para que o mercado brasileiro possa consumir mais e tornar a produção de leite uma atividade que retribua o trabalho do homem. Neste momento temos que trabalhar para viabilizar a produção de leite, pois se o leite tiver um bom mercado todas as raças terão benefícios.

O segundo exemplo é o projeto de construção do Centro de Capacitação Girolando (CCG) no Parque Tecnológico de Uberaba. Este projeto foi lançado dia 16 de novembro de 2009. O CCG será construído em um terreno de 12,6 hectares da Embrapa em comodato para a ABCG. O local vai abrigar futuramente não apenas o CCG como também a sede da associação e o Instituto Brasileiro Científico Cultural Girolando.

Neste local teremos infra-estrutura para realizar treinamentos, pesquisas. Teremos o Museu Girolando um local para desenvolver projetos sócio-culturais e registrar a história da raça Girolando, da mesma forma mostrar a história do leite. O projeto prevê a construção 12 instalações a partir do modelo sustentável baseado em ecotécnicas e ecomateriais. Com uma arquitetura verde, o CCG será alimentado com energias renováveis. Queremos mostrar a importância da sustentabilidade ambiental e econômica, mostrando um modelo para todos os pecuaristas que desenvolvem suas atividades no campo. Queremos que o Brasil todo e até as pessoas de fora do país possam visitar o CCG e ver o que se pode fazer em uma propriedade para produzir com sustentabilidade, produzir alimentos de qualidade e preservando o nosso bem maior que é a natureza. E finalmente mostrar para a sociedade como um todo que cuidamos bem da natureza.

Fonte: http://gadoleiteiro.iepec.com