Tire suas Duvidas

Quais danos os pulgões causam na lavoura do trigo?

Afídeos ou pulgões, ocorrem em todas as regiões tritícolas do Brasil, com variações das espécies e da época de ocorrência, sendo observados ataques não apenas em trigo, mas também em Cevada, Triticale e Aveia, bem como em outras espécies gramíneas não cultivadas.

Os danos causados por estes insetos podem ser direto, por meio da sucção de seiva e do efeito tóxico da saliva, ou indireto, pela transmissão de espécies do vírus do nanismo amarelo. O tipo e a severidade dos danos diretos variam de acordo com a espécie de pulgões, a intensidade do ataque e o estádio de desenvolvimento da planta no momento da infestação.

O ataque por pulgões tem o poder de reduzir substancialmente a produção de grãos. Os efeitos sistêmicos de sua saliva tóxica retardam o crescimento de raízes e prejudicam o perfilhamento. Os principais componentes de produção afetados são números de espigas, de grãos por espiga e peso total de grãos.

 

Téc. Agrícola – Denilso J. Mombelli.

Fonte: http://www.coagril-rs.com.br/?pag=noticias_coagril&acao=ver&codigo=290&titulo=Pulg%F5es%20na%20cultura%20do%20trigo