Tire suas Duvidas

Quais as características zootécnicas atrativas da raça Girolando? E qual a característica que mais chama a atenção para estes animais?

Na primeira pergunta falei que a intenção era achar uma raça que fosse rústica e que produzisse leite. O Gir leiteiro nos cruzamentos em 1989 contribuía principalmente com a característica de rusticidade, mas nos últimos vinte anos o Gir passou por melhoramento genético e além de manter a rusticidade, hoje, temos uma especialidade que é o Gir leiteiro do Brasil, sendo esse o melhor Gir leiteiro do mundo. Por isso, atualmente o Girolando está herdando da raça Gir uma boa capacidade produtiva de leite, além da rusticidade. Juntando essas características com a qualidade inquestionável de produção de leite do Holandês, a raça Girolando “caiu nos braços do mercado brasileiro” pela rusticidade e pela boa produção de leite.

O Girolando é uma raça resistente ao carrapato e com grande capacidade de produzir leite a pasto. O grande diferencial da raça é sua produtividade e rusticidade. Além disso, o Girolando possui liquidez no mercado. As raças puras podem ter picos de preços maiores que os da raça Girolando, mas em quantidade de animais vendidos e em quantidade de leite produzido no Brasil, todos os anos, o Girolando se coloca a frente das outras raças.

 

Fonte: http://gadoleiteiro.iepec.com