Variedades

Quais as características do clone de seringueira?

Os clones, como material para implantação de um seringal, apresentam várias vantagens: a mais importante delas é a uniformidade exibida pelos seus indivíduos.
Todas as árvores de um mesmo clone, sob as mesmas condições ambientais, apresentam baixa variabilidade com relação a diferentes caracteres, como vigor, espessura de casca, produção, propriedade do látex, senescência anual de folhas, nutrição e tolerância às doenças.
De certa forma, isso possibilita ao heveicultor adotar um manejo fácil e econômico. Com crescimento uniforme o número de árvores de um seringal que necessita ser descartado é sempre menor em relação a seringais de pés francos. Assim, o estande inicial de árvores de um clone é menor do que o necessário para um estande de árvores constituído de pés francos, cujo custo de plantio e manutenção por hectare é maior. Outro ponto importante a considerar no clone é a uniformidade das propriedades do látex. Para propósitos industriais específicos, ele é mais bem apreciado, considerando essa uniformidade essencial. Através de clones possuidores de caracteres específicos diferenciados, é possível a seleção de material para as mais diversas situações exigidas.

Fonte: www.heveabrasil.com