Programa do Senar/MS aumenta produtividade da pecuária

19/06/13
Recuperação de pastagens, inserção de atividades integradas e melhor aproveitamento do pasto, passando de 0,3 cabeças por hectare para média de até duas cabeças na mesma área. Estes são apenas alguns dos resultados alcançados pelo Mais Inovação, no município de Inocência. O programa, iniciado há exatamente um ano na região como piloto, encerrou a primeira turma no último final de semana.

Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul), o programa visa fomentar a utilização das novas tecnologias a favor do desenvolvimento econômico e social no campo, através da recuperação de áreas degradadas, incentivo a produção integrada e potencialização de resultados.

O encerramento da turma, composta por mais de 30 produtores, contou com a realização de um Dia de Campo na Fazenda Serra da Rocinha, quando produtores  rurais da região foram convidados a conhecer na prática a atuação do programa. O espaço foi cedido pelo proprietário da fazenda, Diorande Leal, que comemora os resultados obtidos em sua produção leiteira por intermédio do Mais Inovação. “Ofereci minha propriedade para a realização desse Dia de Campo, pois, queria compartilhar com outros produtores a importância e os resultados do Mais Inovação. Na minha fazenda houve uma mudança ‘radical’. Há um ano atrás a produção era de 80 litros de leite por dia e hoje, após a recuperação e melhoria das pastagens, chego a registrar 250 litros”, revela Leal.

Além do Dia de Campo, os produtores que participaram do programa piloto, em Inocência, foram contemplados com uma placa do Mais Inovação, valorizando a propriedade que passou pelo processo de mudança e hoje é um caso de sucesso. “Nosso objetivo foi mostrar que estes produtores estão no caminho certo. Para cada litro de leite, cada quilo de gado que aumenta é resultado de investimento”, destaca a coordenadora do programa Daniele Coelho. Durante a entrega das placas, os produtores receberam também um relatório, com o histórico do trabalho realizado nas propriedade e fotos de cada etapa do acompanhamento. “Neste relatório os produtores também receberam orientações sobre como dar continuidade do trabalho à partir de agora”, diz.

Novos municípios – Após a implantação do programa piloto, em Inocência, o Mais Inovação se expandiu para mais cinco municípios de Mato Grosso do Sul. Nos últimos meses, Rio Verde, Anastácio, Bela Vista, Campo Grande e região e Caracol aderiram ao programa. Nesta quarta-feira (19), o Mais Inovação será apresentado aos produtores rurais de Figueirão e na quinta (20), é a vez de Alcinópolis receber a visita dos técnicos do Senar para conhecer o trabalho realizado através do programa. Nos dois municípios as reuniões ocorrem às 19h, no Sindicato Rural da cidade.

Fonte: Agrolink