Pecuária

Programa deve inseminar 25 mil cabras

18/12/10 – 18:18
Com as 37,5 mil doses de sêmen disponibilizadas aos produtores, a ideia é inseminar por volta de 25 mil cabras no Paraná. O sudoeste é uma das regiões que estão bem avançadas para receber todo o suporte do Programa, como nas cidades de Dois Vizinhos, Chopinzinho, Francisco Beltrão e Pato Branco. A estação experimental do Iapar, onde estão alguns dos caprinos do projeto, está instalada em Pato Branco.

O sêmen é coletado em Jabuticabal (SP) por uma empresa que venceu a licitação. Todo o investimento do governo ficou em torno de R$ 250 mil. ”O sudoeste é prioridade porque já há uma tradição na comercialização de caprinos”, relata José Antonio Garcia Baena, coordenador do Programa.

O Programa trabalha em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR). ”Vamos capacitar profissionais de todas as regiões para que possam realizar o processo de inseminação. Existem pelo menos seis cooperativas no Estado que já produzem ovinos e caprinos com qualidade”, calcula Baena.

Junto à produção é preciso fomentar a comercialização da carne. Para isso, é realizado paralelamente um projeto gourmet, em que são feitas promoções dos produtos. ”É uma forma de estimular à população a provar a verdadeira carne de ovinos e caprinos, tirar o preconceito em relação a elas. É preciso ensinar o consumidor os cortes e modos diferenciados de preparo”, salienta o coordenador.

O criador João Rodrigues garante que é quase impossível distinguir os sabores entre um cordeiro e um cabrito bem preparados. ”Se a pessoa comprar e preparar da maneira adequada, certamente vai comprar novamente, independentemente do valor. Hoje o consumidor está em busca de qualidade e não de preço”, completa o produtor. (V.L)

Fonte: http://www.agrolink.com.br/noticias/programa-deve-inseminar-25-mil-cabras_123032.html