Reprodutivo

Programa de Inseminação Artificial em propriedades rurais de Iporã

A Secrearia Municipal de Agricultura e Meio Ambiente tem realizado importantes trabalhos no município de Iporã com objetivo de atender e beneficiar o pequeno e médio produtor rural.

Nos últimos seis anos, a secretaria tem realizado através do médico veterinário Gilmar Rodrigues, o PIA – Programa de Inseminação Artificial. O programa visa a atender o pequeno produtor de leite no sentido de contribuir no aumento da produção leiteira, melhorando a genética dos animais. Segundo Rodrigues, cerca de cinqüenta pequenos produtores são atendidos no momento por ele através do programa no município. Um outro incremento neste programa é a (IATF) Inseminação Artificial em Tempo Fixo, onde os fios das vacas são sincronizados e todos são inseminados no mesmo dia. “Este trabalho vem sendo acompanhado na propriedade do senhor José Arnoudo Neoti, na zona rural do município. Nesta propriedade as vagas inseminadas já começaram a dar cria, pois o sêmen utilizado foi sexado”.

Em relação à produção leiteira, a administração municipal também tem incentivado os produtores rurais sobre o plantio de mudas gramíneas especializadas neste segmento, que são as jiggs e tifton, gramas mais resistentes e que têm maior teor de proteínas. Segundo o veterinário, os produtores do município poderão adquirir essas gramas gratuitamente, basta procurarem a Secretaria de Agricultura do município e conversar com a equipe.

De acordo com o secretário de agricultura no município, Edinaldo da Silva, esse trabalho que vem sendo realizado junto aos produtores rurais tem a finalidade de contribuir na qualidade do leite produzido na propriedade, além de melhorar a qualidade de vida do proprietário que, produzindo mais leite, passa a ter oferta de compra pelas indústrias locais, aumentando sua renda na propriedade.

fonte: Umurama Ilustrado

http://meatworld.com.br/noticias/post/programa-de-inseminacao-artificial-em-propriedades-rurais-de-ipora