Leite

Programa Balde Cheio em Autazes (AM) supera metas estabelecidas

27/06/2012
O programa “Balde Cheio”, estimula o pecuarista a buscar melhor qualidade para o seu rebanho, fazendo com que se aumente a produtividade do leite. Instalado no município de Autazes (a 107 km de Manaus), em 45 unidades demonstrativas na região conhecida como Autaz Açu e Autaz Mirim, as famílias envolvidas no projeto estão cumprindo o rigoroso cronograma de execução das ações. 

Para avaliar as metas estabelecidas, uma reunião na sede do SEBRAE-AM, contou com a presença dos engenheiros agrônomos Marcelo Rezende e Vilson Barata, da COOPERIDEAL, entidade credenciada pela EMBRAPA Sudeste e pelo idealizador do Programa, Artur Chinelato, para prestar assistência técnica aos produtores.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas, a avaliação foi positiva, “Durante a reunião os representantes da COOPERIDEAL relataram que as fazendas que fizeram adesão ao Programa estão cumprindo o cronograma, tendo eles chegado a afirmar que em Autazes o andamento está em ritmo mais acelerado que em outros Estados, porque, por exemplo, enquanto em outros Estados a fase da irrigação somente é iniciada e depois de 2 anos de início do projeto, em Autazes, as fazendas já estão iniciando tal fase com menos de um ano do início das atividades do projeto, o que demonstra o comprometimento e garra dos pecuaristas amazonenses”, afirmou.

Durante uma semana os representantes da COOPERIDEAL, visitaram cada fazenda, e destacaram como ponto forte do Programa o entusiasmo e a confiança dos pecuaristas na eficiência e no bom resultado que será alcançado.

Foi destacado também como ponto fundamental pra o sucesso do Programa a grande mobilização institucional de apoio ao Programa, capitaneada pela FAEA e que conseguiu articular em torno do Programa, um grande grupo de instituições, como Prefeitura de Autazes, SEBRAE, EMBRAPA, IDAM, SEPROR, ADS, CODESAV, Bancos oficiais etc.

Agenda

a próxima sexta-feira (29), haverá uma visita técnica dos bancos oficiais (AFEAM, Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) para conhecer in loco algumas fazendas que estão implantando o projeto; Será uma oportunidade para o pecuarista que deseja realizar financiamentos.

Novidade

De acordo com Lourenço, durante a Exposição Agropecuária, no Parque de Exposições Agropecuárias Dr. Eurípedes Ferreira Lins, será estruturada uma unidade demonstrativa permanente do Programa Balde Cheio o qual servirá de vitrine para que os pecuaristas conheçam a tecnologia e possam aderir ao programa e reproduzir em suas fazendas.