Produtivo

Professor da Universidade do Algarve dá palestra sobre florescimento e frutificação dos citros

26/04/2016

O professor da Universidade do Algarve, de Portugal, Amílcar Duarte fez uma palestra sobre a fisiologia do florescimento e frutificação dos citros, na terça-feira (19), na sede do Fundecitrus, em Araraquara. Mais de cem profissionais da citricultura estiveram presentes na apresentação, entre eles pesquisadores, citricultores, administradores de fazenda e representantes de empresas do setor.

Durante a palestra, Duarte expôs princípios básicos da fisiologia dos citros, falou sobre brotação e apresentou o ciclo de frutificação, causas que influenciam na perda e no pegamento de floradas, a relação entre floração e frutificação, e a ligação entre o número de frutos por árvore e o peso.

“Os citricultores precisam compreender como funcionam os processos de floração e frutificação e observar como está a situação desses aspectos em suas plantas. Dessa forma, mediante a realidade de seu pomar, conseguirá identificar medidas que beneficiam o desenvolvimento e a maior qualidade dos frutos”, afirma o professor.

Professor da Universidade do Algarve desde 1988, Duarte atua em pesquisas que investigam, principalmente, a floração e a frutificação das plantas cítricas, seus trabalhos recentes também têm se preocupado com a sustentabilidade e a qualidade na produção. “Vivemos uma necessidade na Europa de produzir em alta quantidade, com ótima qualidade e com menor impacto ao meio ambiente, esse é nosso principal desafio. Também é necessário pensar no consumidor, atendendo às suas exigências em relação ao sabor e qualidade dos frutos”.

Duarte está no Brasil desde o início de abril. Esteve no Rio Grande do Sul visitando entidades parceiras da universidade e chegou em São Paulo na segunda-feira (18) para vir ao Fundecitrus e também conhecer propriedades.

Fonte: Fundecitrus