Soja

Produtores já venderam quase 30% da soja recém-plantada no Paraná

28/09/2015

Os produtores paranaenses já comercializaram 28% da safra 2015/16 de soja prevista, conforme dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. No mesmo período de 2014, apenas 5% da oleaginosa já tinha sido vendida.

De acordo com Deral, o cenário positivo é reflexo do câmbio do dólar que têm tornado a soja brasileira está mais atraente aos compradores. Além da cotação, a comercialização foi beneficiada com um aumento de 10% no preço da soja em reais.

A safra total de 2015 está quase no fim, com metade do trigo já colhido. O volume de grãos está atingindo recorde de 38,3 milhões de toneladas, 7% a mais que na safra total anterior.

Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norbeto Ortigara, além da expectativa de recorde na soja, o grão é o que apresenta maior liquidez, considerando a influência do mercado internacional nas cotações da commoditie, e menor risco em relação às variações de clima na comparação com o milho, por exemplo. “Vamos torcer para que o El Niño colabore e tudo corra bem para concretização do plantio e uma boa colheita”, destaca.

O Paraná deve colher quase 18 milhões de toneladas de soja, nas lavouras de verão da safra 2015/16, segundo estimativa do Deral.

Fonte: Agrolink
Autor: Lucas Rivas