Produtividade do milho tem queda em relação à safra anterior no MT

JACLOU-DL (CC0), Pixabay

Publicado em 03/10/2018

Apesar da redução pluviométrica em grande parte do Estado em maio, os bons volumes de chuva nos meses anteriores impediram grandes prejuízos

De acordo com uma estimativa divulgada pelo Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (IMEA), a produtividade prevista do milho no estado é de 98,9 sacas por hectare na safra atual.

“Os números foram revisados com um aumento de 2,70%, pois apesar da redução pluviométrica durante o mês de maio, os bons volumes de chuva nos meses anteriores impediram grandes prejuízos nos rendimentos do campo na maioria das regiões produtoras”, afirma Paulo Moraes Ozaki, gestor de projetos do IMEA.

Mesmo assim, a produtividade continua 7,69% abaixo da safra anterior, visto que algumas regiões tiveram sua semeadura atrasada e o alto custo de produção reduziu os investimentos em tecnologia no campo. O Instituto estima que 99,82% da área total do estado já foi colhida.

O preço do milho em Mato Grosso tem apresentado valorização desde o início do ano, visto que a produção está menor em todo o Brasil e a quebra de safra em alguns estados como o Paraná está fortalecendo a demanda pelo milho mato-grossense.

“Para os próximos dias, a previsão é de pancadas de chuva, mas ainda de forma irregular. Com isso, muitos produtores continuarão a avançar com os trabalhos dentro do campo”, comenta Marco Antonio Santos, agrometeorologista da Climatempo.

Fonte: Climatempo