Produção mundial de soja deve chegar a 358 MT

31/07/2018

O novo relatório do Conselho Internacional de Grãos (IGC) revelou que a estimativa para a safra 2018/2019 é de que a colheita da soja chegue a níveis históricos, batendo as 358 milhões de toneladas em todo o mundo. Na última estimativa do Conselho, o cálculo havia somado uma quantia de 356 milhões.

Segundo o IGC, esse aumento significa um ganho de 21 milhões de toneladas em relação à safra passada, que contabilizou 337 milhões de toneladas colhidas. Além disso, o Conselho previu também um ligeiro acréscimo nos estoques da oleaginosa, que na safra anterior foram de 40 milhões de toneladas.

“Com um aumento na previsão para a produção mundial de soja em 2017/18, a projeção também foi aumentada para os estoques existentes, que são estimados em 41 milhões de toneladas”, diz o relatório.

Nesse cenário, o comércio internacional da soja está sendo monitorado a uma taxa de 156 milhões de toneladas, apesar da situação de incerteza. Isso porque o setor da soja caiu cerca de 11% ao mês no Índice de Cereais e Oleaginosas do Conselho Internacional de Cereais (GOI-CIC) devido a guerra comercial travada entre a China e os Estados Unidos e a redução da colheita na Argentina.

“Embora muitos produtores tenham obtido safras recordes em 2017/18, ainda é esperado que a produção mundial de soja diminua em 3%, para 337 milhões de toneladas, devido à notável redução da colheita na Argentina. De qualquer forma, o Brasil está emergindo novamente como o maior exportador do mundo, e as exportações dos Estados Unidos devem atingir um recorde”, finaliza o IGC.

Fonte: Agrolink