Trigo

Produção de trigo deve aumentar 22% em Minas

08/08/13
Agricultor expande plantio apostando em cotação crescente do cereal

A produção mineira de trigo, no período  2013/2014, deve somar 98,3 mil toneladas, crescimento da ordem de 22% em relação à safra anterior, segundo levantamento de plantio divulgado nesta quinta-feira (8) pela Conab. De acordo com avaliação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a estimativa tem por base a ampliação de 38,1% da área com lavouras de trigo no Estado, que alcança atualmente 29,7 mil hectares.

Para o superintendente de Política e Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez, o plantio do cereal representa atualmente uma boa alternativa para o aproveitamento do solo no período de inverno.

A valorização do cereal, ele acrescenta, serviu de estímulo para a expansão das lavouras. Além disso, o atendimento à demanda interna de trigo está comprimido principalmente por causa da decisão da Argentina de travar as exportações do produto, e houve quebra de produtividade no sul do Brasil por ocasião das geadas.

Conforme a estimativa do superintendente, os agricultores brasileiros que não tiveram perda expressiva de produção poderão obter lucros devido aos preços compensadores do produto.

Mais soja e amendoim

O levantamento da Conab confirma o bom desempenho alcançado pela soja em Minas no período 2012/2013, com uma produção de 3,4 milhões de toneladas. Nesse caso, o crescimento é de 10,3% em relação à safra anterior. A área plantada no Estado teve uma expansão de 9,5%, ao atingir 1,1 milhão de hectares.

Já o amendoim teve crescimento percentual de 2,2%, para uma safra de 9,2 mil toneladas. Também nesse segmento, o resultado se deve à expansão das lavouras, que atingiram 2,8 mil hectares, área 7,7% superior à utilizada na safra 2011/2012.

 

Fonte: Agrolink