Milho

Produção de milho em Goiás deve aumentar 31% neste ano, diz IBGE

Em Catalão, os agricultores irão plantar 1.500 hectares a mais que em 2010. A expectativa é colher aproximadamente 124 toneladas do grão na região

G1 – Globo

 

De acordo com estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de Goiás deve aumentar em 31% a produção de milho na região. Segundo o órgão, serão plantados um milhão de hectares a mais do que na safra anterior, onde a expectativa é colher aproximadamente 124 mil toneladas do grão.

Somente no município de Catalão, a 261 km de Goiânia, os produtores vão plantar 1.500 hectares a mais em relação ao ano passado. De acordo com o IBGE, esse número reflete um aumento de 12,5% comparado a última safra. Além da região, os agricultores das cidades de Ipameri e Campo Alegre também irão ampliar a produtividade do grão.

O produtor rural Aldecer Lenke, que trocou a região Sul do país pela região Sul de Goiás, faz parte do grupo de que está contribuindo com a produtividade de milho no estado. “Sempre me dei bem nessa região. O calor tem contribuído no cultivo do milho e acho que irei me dar bem nesta safra”, acredita o fazendeiro.

Aposta

Em ouvidor, a 17 km de Catalão, o agricultor Manoel Pedro Santa Rosa investiu pela primeira vez na plantação de milho. Mesmo acostumado a trabalhar com o cultivo de soja ele está otimista com a colheita. “O mercado para o produto está muito bom. Já conseguimos fechar negócio com indústrias de Minas Gerais”, relata o agricultor.

 

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=producao_de_milho_em_goias_deve_aumentar_31_neste_ano,_diz_ibge&id=67423