Pecuária

Produção de carne no Brasil aumenta 45% em 15 anos

Publicado em 22/04/2016

O Brasil continua despontando como grande fornecedor de proteína animal para o mundo, com ganhos de produtividade no campo. Estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelam que, no período de 2000 a 2015, a produção de carne teve incremento de 45%, enquanto o rebanho bovino de corte cresceu 25%.

O Brasil tem cerca de 214 milhões de cabeças de gado, o maior rebanho comercial bovino do mundo. Em 2015, a produção foi de 9,2 milhões de toneladas de carne.
Análise da Embrapa mostra que o principal fator para o aumento da produção foram os ganhos de rendimento, decorrentes dos resultados da modernização da pecuária brasileira, considerada competitiva e sustentável.

Para o coordenador-geral para Assuntos da Pecuária da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Salomão, a utilização de genética avançada, o manejo de pastagem e a qualificação do pecuarista brasileiro foram os grandes responsáveis pelos ganhos do setor. Estão sendo abatidos animais mais pesados e precoces.

No último Plano Agrícola e Pecuário foram criadas linhas específicas para estímulo ao confinamento, recuperação de pastagens e aquisição de matrizes e reprodutores de genética comprovada. Essas linhas têm como foco o ganho de produtividade e estão à disposição dos pecuaristas.

Fonte: Mapa