Presidente da Coopatrigo participa de seminário em Porto Alegre

Aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro na capital do estado o Seminário Gestão Estratégica para o futuro das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul, evento este que contou com a presença do presidente da Coopatrigo, Ivo Batista acompanho do Assessor de Comunicação Roberto Marques.

No primeiro dia do evento o enfoque foi mais direcionado aos dirigentes das cooperativas agropecuárias inicialmente com uma palestra como o Professor Eugênio Mussak da USP e Fundação Dom Cabral abordando estratégias de integração para negócios cooperativos. Na sequência o presidente da Fecoagro Paulo Pires apresentou as ações estratégicas para cooperativas agropecuárias, juntamente com o ranking de desempenho do setor em 2013 e também foi debatido o custo de produção com o superintendente da Fecoagro, Tarciso Minetto.

Na sexta-feira o encontro foi mais abrangente, com a presença de representantes do setor cooperativo da Alemanha e da Argentina, que vieram debater o assunto proposto e trazer a experiência destes dois países, num intercâmbio de informações. Ao longo do dia foram debatidos através de painéis os seguintes assuntos: Fidelização do quadro social, com depoimento do presidente da Cooperativa Agrária do Paraná, Jorge Karl, a representante da Sociedade Cooperativa Argentina, Julia Hullmann e o representante da Confederação Alemã das Cooperativas, Arno Boeger; em sequência ocorreu o painel Cenário atual da difusão de tecnologias para cooperativas, com a participação do superintendente comercial da Cotrijal, Jairo Marcos Kohlrausch e também os representantes argentinos e alemães.

Encerrando o seminário foram apresentados mais dois painéis que foram gestão estratégica de custos a cargo do presidente da Coagrisol Gelso Mânica e o gerente comercial da Redeagro, Audi Boff e com a participação do professor da Unisinos José Antônio Valle Antunes; e também o painel auditoria e controles internos a cargo do presidente da Cotrisal, Walter Vontobel e o supervisor de custos e auditoria da Cooperativa Santa Clara, Lairton Kaefer.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius disse que eventos como este são fundamentais pela importância das cooperativas do Ramo Agropecuário no cenário cooperativista gaúcho. Salientou também a atuação da Ocergs junto a equipe de transição do governo estadual, onde alguns temas serão tratados a partir da próxima semana em defesa das cooperativas agropecuárias, entre eles temas como o Aprendiz Cooperativo no Campo, a questão logística e a melhoria na energia elétrica nas propriedades rurais, com a implementação de redes trifásicas.

O presidente da Fecoagro e diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires lembrou da representatividade do público do evento, em sua maior parte de dirigentes de cooperativas agropecuárias e da importância desse trabalho para o fortalecimento do setor. Disse que a Fecoagro trabalha constantemente para auxiliar na boa gestão das cooperativas filiadas e oferecer instrumentos de capacitação para essas melhorias constantes.

O presidente da Coopatrigo Ivo Batista parabenizou os organizados pela realização deste seminário, que além das informações transmitidas proporcionou a troca de experiências entre dirigente cooperativista, bem como o intercâmbio com outros países como Argentina e Alemanha.

Fonte: Coopatrigo