Catálogos técnicos e de produtos

Preços globais de fertilizantes vão baixar no trimestre

03/06/2014

A tendência de baixa nos preços internacionais de fertilizantes deve continuar no próximo trimestre, avalia o Rabobank. Com a redução nas taxas de exportação, a China deve elevar a oferta global de nitrogênio e fosfatados, aumentando ainda mais a pressão sobre cotações internacionais de ureia, MAP e DAP.

“Após o plantio da safra de 2014, o término do pico de compras de fertilizantes nos EUA também impõe um tom mais negativista no mercado. Para nitrogenados, o agravamento da situação da Ucrânia poderia reduzir a oferta global e amenizar a tendência baixista nos preços de ureia”, diz o banco especializado no agronegócio.

A instituição aponta que, “após intensa queda, os preços de potássio devem mostrar maior estabilidade nos próximos meses. O controle dos estoques por parte da indústria internacional, juntamente com a demanda brasileira firme, pode promover algum suporte aos preços”.

No entanto, as cadeias globais permanecem relativamente abastecidas e isso deve impedir qualquer retomada mais firme das cotações internacionais no curto prazo.

Fonte: Agrolink
Autor: Leonardo Gottems